Estudante sergipano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de biologia

João Nilson Pedreira representa Sergipe pela primeira vez na OIAB e celebra experiência inédita na Colômbia

Por Redação do Portal A8SE, com informações do Instituto Butantan 16/09/2025 13h00
Estudante sergipano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de biologia
Foto: Comunicação Butantan e arquivo pessoal

Pela primeira vez, Sergipe teve representação na Olimpíada Iberoamericana de Biologia (OIAB). O estudante João Nilson Pedreira da Cruz Neto, do Colégio Coesi, em Aracaju, conquistou medalha de ouro na 18ª edição da competição, realizada na Colômbia, contribuindo para o histórico desempenho da delegação brasileira, que também trouxe o primeiro lugar geral, duas medalhas de ouro e uma de prata.

João Nilson participou da OIAB após se destacar na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), promovida pelo Instituto Butantan, e passar por uma seletiva de capacitação em maio de 2025. Em sua primeira viagem internacional, o estudante destacou o orgulho de representar Sergipe e a emoção de interagir com colegas de outros países:

“Agradeço a todos que me ajudaram a participar desse marco incrível na minha história. Mais do que medalhar, fiquei animado para conhecer e conversar com outros estudantes da Iberoamérica e conhecer culturas diferentes”, afirmou.

A experiência reforça a importância da participação de estudantes sergipanos em competições científicas internacionais, aproximando jovens do universo da pesquisa e inovação em biologia.

A OIAB também prepara o terreno para a próxima edição, que será sediada no Instituto Butantan, no Brasil, em 2026, fortalecendo o intercâmbio científico e cultural entre os países participantes.

Além de João Nilson, a delegação brasileira contou com Paulo Vinicius Rodrigues (Fortaleza-CE), Top Gold da competição; Julia Mota Miranda (Recife-PE), medalha de ouro; e Francisco Ulisses Montenegro Campos (Fortaleza-CE), medalha de prata. Todos os estudantes participaram de seletivas baseadas na OBB, que em 2025 teve 161 mil participantes em todo o país.

A OBB é reconhecida por incentivar estudantes do Ensino Médio de redes públicas e privadas a se aproximarem da ciência e da pesquisa, abrindo portas para competições internacionais como a OIAB e a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp