Escola desativada por falta de alunos é depredada

30/09/2015 19h02
Escola desativada por falta de alunos é depredada
A8SE

A escola municipal João Melo de Andrade, situada no Povoado Lagoa do Capunga, município de Moita Bonita foi depredada no dia de ontem (29). O ato de vandalismo ocorreu uma semana depois que a unidade foi desativada por falta de alunos, uma decisão que foi discutida com a comunidade, a promotoria de Justiça e a Secretaria da Educação da cidade.

Piso, bombas que puxam água do poço, pias e alguns acessórios externos da escola foram destruídos. "O ato de vandalismo não é novidade nessa unidade educacional, mas a preocupação é que o prédio seja totalmente danificado por está fechado", disse a secretária municipal da Educação, Regivalda Vasconcelos.

Segundo ela, professores e funcionários vinham sendo intimidados pela violência praticada por alguns alunos e jovens da comunidade. Mas o que motivou a desativação foi o êxodo rural. Em busca de melhores condições de vida, muitas famílias estão se deslocando para a zona urbana de Moita Bonita, disse ela.

A unidade de ensino voltada a Educação Fundamental tem capacidade para cerca de 150 estudantes, mas apenas 33 estavam matriculados. "Não vinha sendo viável manter três professores nessa escola. O número de estudantes matriculados também vinha se mantendo muito abaixo do ideal. Com isso decidimos desativá-la. Essa proposta foi levada e debatida junto ao Ministério Público Estadual", ressalta Regivalda Vasconcelos.

A reunião ocorreu no último dia 20. De acordo com o promotor de Justiça, Fausto Valois nenhum pai ou responsável dos alunos matriculados nessa escola compareceu à audiência. "Não tínhamos argumentos perante a Prefeitura para mantermos a unidade aberta porque ninguém compareceu. Então, nós entendemos que se não há reclamação, não temos como instaurar um procedimento para garantir a funcionalidade da escola", declara.

Uma outra unidade de ensino também está ameaçada de ser fechada em Moita Bonita. A Escola Municipal Euclides Paes Mendonça, localizada no Povoado Figueiras e devido ao mesmo problema: falta de alunos. A proposta da Secretaria da Educação não foi aceita pela comunidade.

Cerca de 40 pais de alunos participaram da reunião. Eles não concordaram com o fechamento da escola, que apesar de ter capacidade para 150 alunos só tem 50. "A prefeitura mostrou-se sensível aos reclames dos pais e mediante a nossa explicação, eles entenderam que a Lei não permite fechar uma unidade que ainda é freqüentada por cerca de 50 alunos e pelo menos essa escola permanecerá aberta", afirma o promotor de Justiça.

"É necessário que as escolas sejam mantidas abertas, uma vez que, quanto menos escolas houver, menos oportunidades os jovens terão para serem instruídos e socialmente inseridos", defende Fausto Valois. A secretária da Educação assegura que a escola vai funcionar normalmente este ano, mas adianta que se o número de alunos matriculados permanecer no mesmo patamar é possível que no próximo ano ela tenha o mesmo destino da Escola João Melo de Andrade, ou seja, será fechada.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: