Embora esteja preparado para Carnaval, Hemose busca sangue RH-

Embora esteja preparado para o período de Carnaval, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) ainda está precisando de doações para o sangue do tipo RH-. O órgão vem destacando a necessidade desde o mês de janeiro, conforme relatou a assessoria de comunicação.
Para a equipe de reportagem do portal A8SE, a assessora do Hemose, Rosângela Cruz, relatou e explicou que o desfalque quando se trata de RH- ocorre em razão der ser um tipo “raro”. “A gente vem captando com muita ênfase desde o mês de janeiro os RH- porque são sangues raros na população, ao contrário dos positivos que existem bem mais”, disse.
Ainda para equipe do A8SE, Rosângela Cruz acrescentou que o hemocentro fica bem abastecido, por exemplo com os sangues A+ e O+. “Chegam a média de 300 a 400 bolsas de cada um. Já o RH-, por ser um sangue menos presente na população, quando chega a ter é uma média de 14 bolsas, 20 bolsas”, destacou.
Ela ilustra ao dizer que “se você for entrevistar 50 pessoas, possivelmente, apenas 4 ou 5 daquele grupo terá um fator RH-. É um sangue raro e importante porque na falta das outras bolsas de sangue o O- é utilizado para suprir a falta dos outros tipos sanguíneos, a desvantagem é que quem tem esse tipo só pode receber dele mesmo”.
Processo para doação
Segundo a assessora do Hemose, o centro não vai funcionar na segunda e terça de Carnaval, por isso antes deste período, realizou campanhas. “Preparamos várias campanhas com participação de grupos que já são fidelizados, ou seja, pessoas que já estão acostumadas com a doação. Os estoques já vêm sendo preparados há dias para conseguir abastecer a meta regular do estado”, registrou. Contudo, apesar do atendimento para doação estar fechado, o Hemose ficará com o serviço de 24h para atender o abastecimento dos hospitais.
A assessora relembra que os requisitos para fazer doação no Hemose são: “é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50kg e estar bem de saúde, é importante levar um documento com foto oficial como RG ou carteira de trabalho”.
Rosângela salienta que esse procedimento é nacional, em qualquer hemocentro que for no país a maneira de atender será a mesma. Ela encerra reafirmando a importância de se estar bem alimentado durante o processo de doação. “São tirados 450 ml de sangue e as pessoas tendem a comparar o processo com exame de sangue. Porém, no exame o paciente tira apenas 4ml. Por isso, é necessária uma boa alimentação antes e após a doação. Para evitar tonturas ou que o doador passe mal”, finalizou.
Para quem quer curtir o Carnaval e ainda assim fazer doação é preciso que tenha pelo menos 6h de sono na noite anterior e estar a pelo menos 12h sem consumir nenhuma bebida alcoólica.
Após o Carnaval, o Hemose volta a funcionar na quarta-feira (26) a partir das 13h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
2 horas, 46 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
4 horas, 59 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
5 horas, 50 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro