Eleições 2020 têm horário ampliado em 1h
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu na noite da última quinta-feira (27) ampliar o horário de votação das Eleições Municipais de 2020 em uma hora, por conta da pandemia da Covid-19. A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e reduzir aglomerações nos locais de votação.
148 milhões de eleitores poderão ir às urnas de 7h às 17h no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, se necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro.
O horário foi definido após análise de estatísticos do Tribunal e avaliação de uma consultoria técnica, formada por especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper e Universidade de São Paulo (USP).
O TSE também definiu, por orientação da consultoria sanitária formada pela Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, que haverá horário de votação preferencial de 7h as 10h para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.
O ministro Barroso afirmou que a antecipação do início da votação para 7h – em lugar da extensão para 18h atende ao pleito dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). "Após ouvirmos os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais e os respectivos diretores-gerais, ficou decidido, por unanimidade, que o horário será a partir das 7 horas da manhã até 17 horas. Não foi possível estender para mais tarde porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência."
Barroso lembrou que o TSE adotará "todas as medidas possíveis e razoáveis" para garantir a segurança dos eleitores e dos mesários no dia da votação. Ressaltou que um grupo de empresas e de entidades de classe doará equipamentos de proteção individual: máscaras, protetores faciais (face Shields) e álcool em gel e spray para quem trabalhar na eleição, além de álcool em gel para que eleitores higienizem as mãos nas seções. Salientou que, o momento é delicado para a saúde pública do país, mas os eleitores podem e devem exercer o direito do voto – com todos os cuidados necessários.
"Nós estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia. É votando nas eleições municipais que você define o destino da sua cidade e, em última análise, os rumos do Brasil. Vote consciente", afirmou o presidente do TSE.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
A capital sergipana está recebendo o trigésimo terceiro Congresso Brasileiro de Microbiologia
Sergipe está sendo cenário de gravações de um filme longa metragem
5ª etapa do campeonato sergipano de kart foi realizado na orla de Atalaia durante o fim de semana
Direto de Brasília 21/10/25
Nesta segunda-feira, o centro de hemodinâmica do HUSE realizou o procedimento de número mil
Mais acessadas
PND 2025: gabarito das questões objetivas será divulgado terça-feira, 28
Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Edição do "Sabadão Solidário" do Hemose foca em repor estoques de sangue
Mais notícias
-
14 horas, 43 minutos Prefeitura de São Cristóvão firma parceria para construção de cemitério vertical
-
17 horas, 17 minutos Vídeo: Confusão é registrada durante transferência de ambulantes no Centro de Aracaju
-
18 horas, 49 minutos Morre aos 68 anos a advogada Aída Mascarenhas Campos, referência na defesa dos direitos humanos