Economia de Sergipe terá redução de 3%

30/09/2015 18h59
Economia de Sergipe terá redução de 3%
A8SE

O crescimento econômico de Sergipe deverá cair para 3% em 2009, quase a metade do avanço de 6,8% registrado somente no primeiro semestre de 2008. A avaliação é do economista, Luiz Moura, coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse). "A atividade deve perder força nos próximos seis meses, resultado do atual aperto de crédito, mais vai recobrar a força perto do final do ano e em 2010"afirma.

“Durante este ano viveremos uma situação fora do normal. Nos últimos 10 anos, a economia do Estado só crescia, sempre acompanhando o avanço do país. Mas, agora estamos num período de recessão. É um momento de cautela”, alertou Moura.

De acordo com o economista,  o Banco Mundial (Bird), previa um crescimento econômico de 4,3% , mas os índices agora são bem menos expressivos, chegando a 2,8%. Na avaliação de Luiz Moura é importante para a saúde econômica do Estado que os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Petrobrás continuem sendo implementados.

“Se tivermos redução dos investimentos públicos, os municípios mais pobres de Sergipe sofrerão bastante. Um grande problema é que a crise financeira global ocorre  em um momento em que os países em desenvolvimento estão mais vulneráveis do que estiveram no passado”, observou o economista.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: