Duas pessoas são presas durante flagrante de abatedouro clandestino em Umbaúba
Os animais não tinham registro e a suspeita é de que são advindos de práticas contra a saúde e também de crimes rurais.

Uma operação conjunta entre a Delegacia de Repressão a Crimes Rurais (DRCR) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) flagrou um abatedouro clandestino localizado na Zona Rural de Umbaúba. A operação apreendeu quase 900 kg de carne irregular. No momento da ação, quatro reses estavam sendo abatidas. Os animais não tinham registro e a suspeita é de que são advindos de práticas contra a saúde e também de crimes rurais. A ação resultou em duas prisões em flagrante na tarde desta sexta-feira (14).
O delegado Fernando Melo explicou que a operação é fruto da apuração de denúncias de abatedouros clandestinos no estado, que fornecem carne com riscos à saúde humana. “A fiscalização quer saber a origem do gado, pois há muitos animais de origem duvidosa ou doentes. Com a ajuda da Emdagro, está mais do que comprovado a prática. Esses animais seriam distribuídos na região de Umbaúba e Cristinápolis. A carne vai ser descartada e servirá de alimento para os leões do Parque da Cidade, em Aracaju”, evidenciou.
A veterinária Lucila Maia, da Emdagro, detalhou que a instituição monitora os animais em todo o estado, o que identifica a origem do gado e a conformidade com as normas de saúde. Sanitariamente, precisamos que todas as propriedades sejam cadastradas para que tenhamos uma rastreabilidade desses animais, através da guia de trânsito animal, que não foi encontrada aqui. Muitas vezes o animal está doente e chega a morrer, com má fé, o produtor vende para o estabelecimento. É um crime para saúde pública”, informou.
No momento da ação, as equipes também flagraram o momento em que uma das reses estava sendo aberta para a retirada da carne. Os suspeitos presos na operação serão indiciados com base na lei de crime contra a relação de consumo - artigo 7º, inciso 9º, que dispõe sobre “vender, ter em depósito ou expor à venda ou, de qualquer forma entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo - e pelo artigo 268 do Código Penal, que dispõe sobre infração de medida sanitária. A Emdagro irá emitir auto de multa por falta de Guia de Trânsito Animal (GTA).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Estudantes que vão fazer o Enem entram na reta final de preparação

Conheça as diferenças entre os cordões de autismo

Farmácias passam por fiscalização no outubro rosa

No próximo mês começam a valer as novas regras para a antecipação do saque aniversário do FGTS

Direto de Brasília 17/10/25 - Exposição sergipano congresso
Mais acessadas
Mega-Sena sorteia seis dezenas de prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Estudo mostra a contaminação da água, ar e alimentos por Micro e Nanoplásticos
Prêmio acumulado de R$ 48 milhões é sorteado pela Mega-Sena
Eliminatórias do Sescanção acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro
Samba de Seu Zé celebra dois anos com edição especial beneficente em Aracaju
Mais notícias
-
1 dia, 6 horas Nossa Senhora do Socorro: Mercado e praça do João Alves passarão por reforma e revitalização
-
1 dia, 8 horas Prefeitura mobiliza vacinação antirrábica para animais em 29 bairros de Aracaju
-
2 dias, 2 horas Confira a programação da 67ª Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora deste fim de semana