Drive thru: vacinação contra influenza para crianças, gestantes e puérperas nesta quarta, 17
Na próxima quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza, em sistema drive thru, a vacinação de crianças de 2 anos a menor de 6 anos; gestantes e puérperas contra a gripe.
A medida de vacinar as pessoas dentro do carro objetiva manter o distanciamento necessário entre as pessoas e evitar a aglomeração da população nas unidades básicas de saúde.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões, no dia 17, a ação acontecerá no Parque Shoppinhg, e, no dia 18, no Riomar Shopping. Os centros comerciais cederam espaço do estacionamento para promover a vacinação no turno da manhã, a partir das 8h.
A iniciativa é uma realização da SMS em parceria com professores da Universidade Tiradentes (UNIT), residentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e voluntários da Cruz Vermelha.
"Continuamos adotando alternativas para que a gente não tenha aglomeração de pessoas, principalmente nas Unidades Básicas. Mais de 35 profissionais vão participar da ação e a previsão é de imunizar cerca de 4 mil pessoas nos dois dias de vacinação. Pensamos nesta estratégia para proteger nossos usuários, possibilitando que eles sejam vacinados e voltem para casa sem muito contato e sem aglomeração", ressalta.
Mesmo Aracaju tendo atingido, até o momento, 83% da meta geral, a Saúde de Aracaju alerta para o baixo índice de imunização de alguns grupos, como os que compõem essa terceira fase. Crianças, gestantes e puérperas estão com índices entre 45%, 40% e 38%.
“A SMS chama a atenção para esses grupos prioritários, pois estamos observando que as coberturas vacinais estão muito baixas. Embora a nossa meta esteja em torno de 83%, não é uma cobertura homogênea, e isso faz com que tenhamos um olhar mais cuidadoso em relação a esses grupos”, alerta a coordenadora.
Unidades
A vacina também é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde da capital, exceto às que estão com atendimento exclusivo para síndrome gripal. As pessoas que fazem parte dos demais grupos da campanha contra a Influenza e ainda não foram imunizadas podem se dirigir às UBS, para receber a vacina.
Documentação necessária
Para receber a dose da vacina, além do documento de identificação e da carteira de vacinação, é importante levar documentação que comprove sua condição de prioridade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país