Dose de reforço garante melhor eficácia na imunização contra Covid-19

Por Redação do Portal A8SE com informações da Prefeitura de Aracaju 16/07/2021 11h52
Dose de reforço garante melhor eficácia na imunização contra Covid-19

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o usuário que não completa o esquema vacinal da imunização contra a Covid-19 está mais sujeito à infecção e agravamentos pela doença, em comparação com pessoas que recebem a dose de reforço. Dessa forma, concluir as etapas de imunização é a medida farmacológica de maior eficácia contra a disseminação do vírus.

Nesse sentido, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a importância da população procurar as unidades de saúde e demais pontos de vacinação da capital para tomar a segunda dose do imunizante.

Na capital, as pessoas que estão com a segunda dose (D2) de AstraZeneca agendada no cartão de vacinação podem receber a sua dose em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são elas: Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas); Manoel de Souza Pereira (Jabotiana); Augusto Franco (Farolândia); Roberto Paixão (17 de Março); Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); Eunice Barbosa (Coqueiral); Marx de Carvalho (Ponto Novo); Cândida Alves (Santo Antônio); Celso Daniel (Santa Maria); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); e Augusto César Leite (Aeroporto).

A dose de reforço também está disponível no drive-thru montado no Parque da Sementeira. Nesse caso, não precisa apresentar código validado do VacinAju.

Para completar a cobertura vacinal, o cidadão deve apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacina com a primeira dose registrada.

CoronaVac

A população imunizada com a vacina da CoronaVac no mês de junho poderá receber a aplicação da segunda dose a partir do próximo sábado, 17. O novo cronograma irá administrar a vacina de forma escalonada em quatro pontos de vacinação, os quais devem funcionar das 8 às 16 horas, são eles: UBSs Augusto Franco, Celso Daniel (Santa Maria) e José Calumby Filho (Jardim Centenário) e Universidade Tiradentes. Para receber a vacina, é preciso apresentar cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.

Para completar o ciclo, confira a programação:

  • 17 de julho (sábado): somente para quem recebeu a primeira dose no dia 19 de junho.
  • 19 de julho (segunda-feira): somente para quem recebeu a primeira dose dia 21 de junho.
  • 24 de julho (sábado): somente para quem recebeu a primeira dose em 26 de junho.

Os usuários que receberam a primeira dose desse imunizante em abril precisam enviar um e-mail para o endereço [email protected] solicitando a vacina e anexando cópia de cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência. Outra opção é entrar em contato com a Ouvidoria por meio do 0800-729-3534, opção 7 ou agendando em uma Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Balanço

Até o momento, Aracaju vacinou 306.763 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 46,13% da população. Com relação à segunda dose, o percentual total é de quase 15%.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp