Dois pinguins são encontrados mortos em praias de Sergipe

Em menos de 24h, três pinguins-de-magalhães morrem no litoral do estado

Por Redação do Portal A8SE 01/08/2025 17h51
Dois pinguins são encontrados mortos em praias de Sergipe
Foto: FMA/ Ilustrativa

Nesta sexta-feira (1º), dois pinguins-de-Magalhães foram encontrados encalhados já em estado de óbito, um na Praia da Caueira e outro na Barra dos Coqueiros. A informação foi confirmada pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA).

Após o resgate, os corpos dos animais foram encaminhados para avaliação necroscópica na sede da FMA, com o objetivo de identificar as causas das mortes.

Vale ressaltar que, na quinta-feira (31), uma equipe da fundação havia feito o resgate de outro animal da mesma espécie no litoral do município de Pirambu. O pinguim apresentava sinais evidentes de desnutrição e exaustão quando foi localizado na linha d’água. Infelizmente, o animal não resistiu ao quadro clínico grave e faleceu durante o processo de estabilização.

Sobre a espécie

O pinguim-de-magalhães é nativo da região austral da América do Sul, com as principais colônias reprodutivas localizadas na Patagônia argentina e chilena. Durante o inverno do hemisfério sul, esses animais realizam longas migrações em busca de alimento, sendo relativamente comum sua presença no litoral sul e sudeste do Brasil.

Entretanto, registros na costa nordestina, especialmente em Sergipe, são considerados raros pelos especialistas. De acordo com a equipe da FMA, esses casos geralmente envolvem indivíduos juvenis, que acabam se desviando de suas rotas migratórias devido à exaustão ou enfermidades.

Orientações

A FMA alerta que, ao avistar um pinguim, a população deve manter distância e não tentar manipular o animal. O contato deve ser feito imediatamente com as equipes especializadas através do telefone 0800 079 3434.

"É fundamental que as pessoas não coloquem pinguins em contato com gelo ou água gelada. Apesar de serem originalmente de regiões frias, quando debilitados, esses animais perdem a camada de gordura que oferece proteção térmica, podendo agravar ainda mais seu estado", esclarece Elaine Knupp de Brito – Médica Veterinária da FMA e Coordenadora do PMP-SEAL.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato: 0800 079 3434.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp