Doações de sangue tem queda média de 50% no primeiro quadrimestre de 2021
Para reverter os dados, o Hemose prossegue com ligações humanizadas para os doadores fidelizados na ocasião

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou no mês de abril 2.066 atendimentos com 1.589 coletas de sangue. De acordo com dados do serviço de coleta a redução no número de doações teve média de 50%, tomando por base, um comparativo deste primeiro quadrimestre de 2021 com o mesmo período do ano passado.
Segundo ainda estatísticas do Hemocentro, em janeiro o serviço registrou 2.256 atendimentos e 1.756 doações, em fevereiro 2.414 e 1833 doações e em março foram 2.809 atendimentos e 2.194 doações de sangue. A gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino, explicou que as instabilidades nas doações são resultantes da pandemia.
“As pessoas tiveram que mudar suas rotinas e muitas evitam sair de casa com medo de aglomerações e o contágio com o coronavírus. Nossa preocupação é com o tratamento e a vida de pacientes que dependem do gesto voluntário e altruísta de cada cidadão que é um doador potencial”, ressaltou a gestora.
Para reverter os dados, o Hemose prossegue com ligações humanizadas para os doadores fidelizados na ocasião, os cidadãos recebem orientações sobre o serviço e os cuidados adotados pelo órgão para o cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia.
Esse trabalho, realizado pelos profissionais e estagiários da Gerência de Ações Estratégicas, consiste em ligações telefônicas para convocar doadores de sangues raros, que possuem o fator Rh negativo e os doadores dos sangues O e A positivo para comparecer a unidade e ajudar a salvar vidas.
Orientações
É importante observar alguns cuidados para prevenção ao contágio do coronavírus. O cidadão que teve contato com casos suspeitos deve aguardar 14 dias para doar sangue, quem teve o diagnóstico, precisa aguardar 30 dias. Quem tomar a vacina Coronavac deve aguardar, 2 dias para doar, já para quem for imunizado com a AstraZeneca, deve esperar 7 dias e, aqueles que tomar a vacina contra a Covid-19 e a gripe Influenza, deve aguardar 15 dias para doar sangue. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

No sábado, a TV Atalaia transmitiu, ao vivo e para todo o Nordeste o projeto ‘São João é na Record’

Hoje acontece a grande final do concurso de quadrilhas juninas Gonzagão

Domingo foi o último dia do Forró Caju e do Forró Siri

PRF/SE registra aumento de 38,4% no número de veículos roubados que foram recuperados em BR’s
