Saúde animal

Dia Mundial contra a Raiva: veja a importância de vacinar cães e gatos

No dia 10 de outubro, a SMS iniciará mais uma campanha antirrábica em Aracaju

Por redação Portal A8SE e PMA 28/09/2022 17h24
Dia Mundial contra a Raiva: veja a importância de vacinar cães e gatos
Agência Brasil


Hoje, 28 de setembro, é o dia alusivo ao Dia Mundial contra a Raiva. O objetivo é alertar sobre a importância de imunizar os cães e gatos para prevenção da doença.

Em Aracaju, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) oferta durante todo o ano a vacinação antirrábica, há, ainda, o atendimento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para as pessoas agredidas por animais.

De acordo com a gerente do CCZ, Marina Sena, a raiva é uma zoonose propagada por um vírus, para animais e humanos, que atinge o sistema nervoso central, podendo levar a óbito com rápida evolução.

“A transmissão acontece através da saliva do animal infectado, por meio de mordedura ou arranhadura, tendo como principal transmissor, na zona urbana, cães e gatos. No CCZ, fazemos a prevenção, vacinando felinos e caninos contra a raiva, a partir dos quatros meses de vida. Para ter acesso a esse serviço, basta levar o animal ao CCZ, localizado na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, bairro Capucho, munido do cartão de vacinação do animal, se tiver, ou nos postos de vacinação mais próximos durante o período da Campanha Antirrábica”, explica Marina.

Quem é agredido por um animal deve ficar atento aos sinais que possam surgir. “Caso o animal apresente sintomas característicos da doença, neste período, ou não seja possível observar o animal no período, a pessoa que sofreu a mordida deve receber a vacina antirrábica. O imunizante é administrado em quatro doses, conforme intervalo orientado durante o atendimento na unidade, que também pode fazer curativo no ferimento, caso seja necessário”, enfatiza a gerente do CCZ.

Tratamento

A raiva não tem tratamento, geralmente levando o animal a óbito em até dez dias, e somente é possível fazer o diagnóstico após o óbito do animal, através de coleta de material a ser analisado pelo Laboratório Central (Lacen). Por isso, é muito importante que as pessoas que tenham cães e gatos não deixem de vaciná-los contra a raiva, pois a prevenção é essencial no controle dessa doença.

Campanha Antirrábica

No dia 10 de outubro, a SMS iniciará mais uma campanha antirrábica que seguirá até o dia 5 de novembro intensificando a vacinação contra a raiva. De 10 a 20 de outubro, as equipes técnicas percorrerão as áreas dos bairros da Zona de Expansão com os postos volantes, aplicando as doses nos animais de casa em casa, para atender os animais de tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos.

“Os pontos fixos ocorrerão sempre aos sábados, nos dias 15 e 22 de outubro e 5 de novembro. Além disso, estamos organizando dois pontos para disponibilizarmos o sistema drive-thru, um na zona norte, de 31 de outubro a 4 de novembro, e outro na zona sul, de 24 a 28 de outubro, onde o acesso poderá ser realizado de carro, moto, bicicleta ou a pé, e assim que os locais e horários de funcionamento forem definidos, divulgaremos para toda população”, orienta Marina.

—-