Dia dos Aposentados é marcado com protesto

30/09/2015 19h01
Dia dos Aposentados é marcado com protesto
A8SE

Na próxima sexta-feira, 23, que antecede o Dia dos Aposentados, a categoria se concentra em frente a Catedral Metropolitana, às 16 horas, para reivindicar o funcionamento do Conselho de Previdência Social, responsável pela gestão do sistema previdenciário.
Segundo o presidente da FAAPISE - Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Sergipe, João Valmir, o Conselho está desativado desde o ano passado. "Sem o Conselho, não temos como debater os problemas que nós, aposentados, enfrentamos e buscar a garantia dos nossos direitos. Como não temos mais tanta vitalidade para irmos às ruas, o poder público acaba esquecendo das suas obrigações", afirma.
De acordo com João Valmir, além dessa problemática, o Conselho Estadual de Proteção aos Direitos dos Idosos também não funciona desde outubro de 2006. O Conselho era subordinado a Seides - Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, mas, caiu no esquecimento.

Projetos


Três projetos aprovados no Senado Federal que fazem justiça aos aposentados e pensionistas brasileiros, tramitam na câmara dos Deputados. As reivindicações dos aposentados passam pelo desejo de derrubar o chamado Fator Previdência, também revisão dos seus benefícios e quitaração do salário mínimo, de maneira que quando haja aumento salarial, os aposentados sejam beneficiados de forma igual. Os três projetos já foram aprovados pelo Senado Federal e agora, a decisão está nas mãos dos deputados federais.
"A nossa luta é ter uma vida mais tranqüila, por quê a maioria dos aposentados recebem apenas um salário mínimo e ainda dependem do SUS", desabafa.
No Brasil existem 25 milhões de aposentados, sendo que 17 milhões recebem um salário mínimo e 8 milhões recebem até 8 salários.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: