Detran-SE não adere às novas regras da prova prática da CNH; entenda
Sergipe seguirá exigindo baliza e câmbio manual e aguarda padronização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) informou nesta terça-feira (27) que não vai adotar, por enquanto, as mudanças anunciadas para a prova prática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, o estado seguirá aplicando o modelo tradicional de avaliação.
Enquanto estados como São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina já iniciaram alterações no exame, como a retirada da baliza e a possibilidade de prova em veículos com câmbio automático, Sergipe decidiu aguardar uma definição nacional.
A posição do Detran/SE está relacionada à Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro do ano passado, que prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. O objetivo é padronizar os critérios da prova prática em todo o país.
Até a divulgação oficial do manual, os Detrans mantêm autonomia para definir as regras do exame. A resolução também estabelece um novo modelo de avaliação por pontuação, no qual o candidato acumula pontos conforme as infrações cometidas durante a prova.
Além disso, o exame poderá ser interrompido se o candidato demonstrar incapacidade técnica ou comportamento inadequado, sendo considerado não concluído.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Tribunal Superior Eleitoral publica minutas com mudanças em calendários e pesquisas
Entrevista com o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren)
Confira vídeo do torcedor Etevaldo Teles, membro da torcida esquadrão colorado
Começam as inscrições pelo PROUNI para o 1º semestre