Deputada estadual de Sergipe tem mandato cassado por abusos de poder
A decisão deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe inelegibiliza possíveis candidaturas de Maria Valdiná Almeida (Podemos) e o ex-prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, pelos próximos 5 anos.

A deputada estadual Maria Valdiná Almeida (Podemos) teve a cassação de seu mandato mantida e confirmada durante uma sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizada na última terça-feira, 21. A decisão deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) indiciou a parlamentar por abusos de poder econômico e político praticados nas eleições de 2018.
De acordo com o TSE, o plenário considerou a atuação conjunta entre a política e o marido Diógenes Almeida, ex-prefeito do município de Tobias Barreto, os quais utilizaram a máquina municipal em favor da candidatura da então deputada estadual.
Valdiná foi condenada pelo recebimento de doações de fontes não identificadas, ação que afeta a igualdade na disputa eleitoral, além da vinculação da cor e o slogan da campanha à cor azul e as ações administrativas da Prefeitura do município em um movimento local intitulado como "Onda azul", prometendo à população carente a distribuição de casas populares por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida". Essa ação teria angariado ainda mais apoio à candidatura do prefeito.
Com a quantidade de votos recebidos anulados, o TSE determinou a inelegibilidade da candidata e do cônjuge por oito anos, a partir do pleito em que foram eleitos, bem como a retotalização da votação proporcional para o cargo. A mudança no cenário político pode fazer a suplente Gracinha Garcez (PSD), ex-prefeita de Itaporanga d’Ajuda, assumir a cadeira na Assembleia Legislativa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
6 horas, 22 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
8 horas, 35 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
9 horas, 26 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro