Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva intensa nas próximas 48h

Por Redação Portal A8SE e PMA 26/10/2021 17h54
Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva intensa nas próximas 48h

Na tarde desta terça-feira, 26, a Defesa Civil emitiu alerta SMS para a possibilidade de chuvas intensas nas próximas 48h, na capital.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão é que um volume de 50 milímetros seja registrado entre as 12h desta quarta-feira, 27, e as 12h da quinta-feira, 28.

“Já percebemos pelas câmeras de monitoramento do clima que o céu já modificou e já visualizamos nuvens carregadas, nesta terça-feira, 26, por isso estendemos o alerta para 48h. Nossas equipes estão em alerta, mas, normalmente, essas chuvas são rápidas e passageiras, mas muito intensas. Portanto, esses 50 milímetros previstos podem cair em uma hora ou podem ser distribuídos, por isso estamos preparados para as duas possibilidades”, destaca o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado. 

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 199, que funciona 24h, caso sejam identificados possíveis riscos. "O alerta auxilia a população para que possam redobrar o estado de atenção e acionem o órgão caso haja necessidade, de maneira que as equipes façam a avaliação dos riscos e adotem as providências cabíveis", explica Silvio.

Serviço de Alerta 

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp