Déda diz que respeita as decisões democráticas das urnas

O governador Marcelo Déda (PT) disse ser extremamente grato ao gesto do presidente do PTB em Sergipe Gilton Garcia, que informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não ter interesse no processo que pede a cassação do seu mandato.

30/09/2015 19h02
Déda diz que respeita  as decisões democráticas das urnas
A8SE

O governador Marcelo Déda (PT) disse ser extremamente grato ao gesto do presidente do PTB em Sergipe Gilton Garcia, que informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não ter interesse no processo que pede a cassação do seu mandato. "Agradeço o gesto e acredito que, graças ao seu bom senso, isso se resolve de uma vez por todas", afirmou.

Déda disse que o comportamento de Gilton Garcia revela "o respeito dele às decisões democráticas das urnas". Ele ressaltou que em nenhum momento foi acusado de compra de votos ou de improbidade administrativa. "O que os meus adversários denunciaram é que eu havia inaugurado obras, mas não cometi crime nenhum", afirmou.

Déda destacou que, apesar da sua confiança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação ao assunto, a postura de Gilton encerra a questão. "Era uma situação constrangedora. Toda a imprensa nacional publicava notícias de que governadores estavam na iminência de serem cassados e lá estava a minha foto. O povo de Sergipe sabe que não cometi nenhum crime e nem ilegalidade. Mas o resto do país não sabe", disse o governador.

Decisão - O autor da ação contra Déda foi o Partido dos Aposentados da Nação (PAN), incorporado ao PTB. Assim, o ministro Félix Fischer, relator da matéria impetrada em 2006, consultou Gilton Garcia, através de ofício, para saber sobre o seu interesse em manter o processo.   

"Eu fui vítima do AI-5 (o Ato Institucional número 5), e agora na condição de anistiado político, não iria colaborar para derrubar no tapetão os atuais dirigentes de Sergipe", argumentou Gilton, destacando que o "governador e o vice foram eleitos de forma democrática e transparente e já em meio ao mandato a cassação de ambos representaria um forte golpe na soberania do voto popular", justificou Garcia.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: