Currículo do Ensino Médio de Sergipe é aprovado

Por ASN 31/05/2021 15h46
Currículo do Ensino Médio de Sergipe é aprovado
ASN

O Currículo de Sergipe - etapa Ensino Médio foi aprovado. O documento, construído por redatores do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular, da Secretaria de Educação da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), tem como objetivo atender às demandas curriculares dos estudantes sergipanos, cujas linhas de conhecimento os possibilitem prosseguir seus estudos, sua formação integral e sua inserção no mundo do trabalho ou no nível superior, se este for seu projeto de vida. Foram aprovados também o projeto pedagógico orientador e as matrizes das escolas-piloto do Novo Ensino Médio da rede pública estadual.

Em novembro de 2020, a Educação Estadual entregou oficialmente o currículo ao Conselho Estadual de Educação (CEE/SE) para apreciação do colegiado. Com a homologação, em maio de 2021, Sergipe organiza os próximos passos de implementação e torna-se o 11º estado que avança na construção curricular. Balizado nas 10 competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Sergipano - etapa Ensino Médio contempla a Formação Geral Básica e as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além dos Itinerários de Formação Técnica Profissional e Propedêuticos.

A coordenadora do ProBNCC e diretora do Departamento de Educação da Seduc (DED), professora Ana Lúcia Lima, reitera que a homologação do Currículo de Sergipe – Ensino Médio para o Sistema Estadual de Ensino é um marco no processo de implementação do Novo Ensino Médio. “A formação Geral Básica e a parte flexível do Novo Ensino Médio com seus Itinerários Formativos criarão oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, contribuindo para sua formação pessoal, profissional e cidadã. O envolvimento em situações de aprendizagem permitirá produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros, o que certamente promoverá maior preparação do estudante para a vida e o mundo do trabalho”.

A redatora e formadora de Ciências da Natureza - Componente Curricular Física, professora Edigenia Ferreira, destacou que com o novo currículo a escola dará um maior suporte ao estudante. “Ampliando a possibilidade de pensar de forma interdisciplinar, de pensar a realidade do entorno da comunidade dele, produzir cientificamente e ser protagonista. O que a gente tinha antes era que o professor passava o conhecimento e o estudante recebia e já tem algum tempo que a gente vem mudando isso. Nesse sentido, o currículo dá respaldo para que essa mudança se intensifique e que aluno se torne destaque", disse ela, enfatizando que a transição será gradual.

A professora Isabella Santos informa que os próximos passos na implementação do Currículo etapa Ensino Médio são: “fazer a formação em Projeto Político-Pedagógico (PPP), para que a escolas ajustem suas diretrizes à luz do novo Currículo, e em 2022, implementar o Novo Ensino Médio em todas as escolas da rede pública estadual que ofertam essa modalidade”.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp