Cristinápolis vai comemorar 132 anos com importantes avanços

De acordo com o prefeito da cidade, Raimundo Leal (PC do B), nestes 132 anos de Cristinápolis, seus cidadãos podem fazer uma análise do desenvolvimento já alcançado.

30/09/2015 22h00
Cristinápolis vai comemorar 132 anos com importantes avanços

O município de Cristinápolis, distante 1h29 de Aracaju, comemora 132 anos no próximo dia 24 de abril. A cidade que antes de se chamar Cristinápolis, recebeu o nome de Cristina em homenagem à imperatriz do Brasil, Dona Teresa Cristina, tem muito o que comemorar, principalmente no que se refere à melhora do Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, que era considerado baixo e hoje já subiu para o patamar médio.

 

 

De acordo com o prefeito da cidade, Raimundo Leal (PC do B), nestes 132 anos de Cristinápolis, seus cidadãos podem fazer uma análise do desenvolvimento já alcançado. “Tivemos importantes avanços na área da Saúde, Educação, Agricultura. Além da melhora no IDH, melhoramos também o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB”, comemorou o prefeito.

 

Apesar na melhora no IDEB, o gestor de Cristinápolis acredita que novas metas devem ser perseguidas para que a educação municipal evolua ainda mais. “Um dos nossos maiores sonhos agora é zerar a taxa de analfabetismo em Cristinápolis”, estipula o prefeito.

 

value.image
Prefeito Raimundo Leal destaca que uma da metas agora é a geração de renda para o município

O município, que tem como principal base econômica a citricultura; produzindo laranja, tangerina e limão, responsável por 75% da renda da cidade, também comemora avanços na área da agricultura. “Uma das nossas metas agora é promover uma maior geração de renda e isso passa também por resoluções na questão da reforma agrária no município”, pontua Raimundo Leal.

 

Enquanto essa reforma ainda não acontece, a principal preocupação da atual gestão da cidade de Cristinápolis é o investimento moradia popular. “Possuímos cerca de 800 famílias que ainda moram em casas de Taipa. Um problema que é uma das principais preocupações que a nossa gestão objetiva solucionar”, destacou.

 

História e programação

 

Há muita história para se comemorar nesses 132 anos de Cristinápolis, cidade que teve como origem uma comunidade indígena que se refugiava do avanço sanguinário do povo europeu sob a proteção dos padres jesuítas, na chamada Chapada dos índios. O povoado logo elegeu um padroeiro, São Francisco de Assis, para o qual se construiu uma capelinha em honra.

 

Para festejar tantas histórias que construíram à cidade e o povo de Cristinápolis, a prefeitura municipal vai realizar 10 dias de intensa programação. Jogos esportivos, apresentações artísticas, religiosas e muito mais farão parte das comemorações.

 

Confira a  programação na nossa agenda

 

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: