Crianças são impedidas de utilizar quadra comunitária no Bugio

Cerca de 30 crianças treinam ginástica rítmica no local

Por redação Portal A8SE 14/11/2023 15h07
Crianças são impedidas de utilizar quadra comunitária no Bugio
Foto: Marcelle Cristinne

Nesta terça-feira (14), cerca de 30 crianças foram impedidas de utilizar a quadra da Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, localizada no bairro Bugio, em Aracaju.

De acordo com Naíra Santos, mãe de uma menina especial, o grupo treina ginástica rítmica no local há cerca de três anos e hoje as crianças foram barradas de utilizar o espaço.

Ainda, Naíra contou que o diretor da Estação Cidadania não explicou o motivo de não poderem usar a quadra e sugeriu que usassem a parte de cima do prédio. No entanto, os pais alegam que a parte superior é inviável, pois está sem proteção e coloca a segurança das crianças em risco.

Por gentileza, a direção da Escola Estadual Maria Marcia de Oliveira Moraes cedeu a quadra para as crianças utilizarem provisoriamente. Porém, o local não é adequado às atividades da ginástica rítmica.

Além disso, Antônio Fábio, pai de uma garota com hiperatividade, teme que a filha seja impedida de praticar a ginástica, atividade que normalmente a acalma.

A Secretaria de Estado e do Esporte e Lazer (Seel) informou que os horários do espaço são divididos com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), responsável pela Estação, e que a Sejesp solicitou a troca desses horários.

Dessa forma, a Sejesp negou que houve impedimento da realização das aulas de ginástica rítmica e que os profissionais e alunos não foram expulsos do local. Além disso, segundo a secretaria, o horário em que estava vazia, mostrado no vídeo, estava cedido para as aulas da modalidade.

"Em decorrência de choque de horário da ginástica rítmica com as aulas da Academia da Cidade, projeto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), bem como com os horários de novas turmas de futsal feminino, a Sejesp e a Seel ajustaram os horários, para que todas as atividades ocorressem", disse a Sejesp, por meio de nota.

Ainda, apesar da concordância entre os gestores, a direção da Escola de Esportes decidiu não desenvolver as aulas na Estação Cidadania, procurando outro espaço no bairro.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp