Creches do município continuam funcionando normalmente

30/09/2015 19h07
Creches do município continuam funcionando normalmente
A8SE

Mesmo com os professores da rede pública municipal em greve e algumas unidades de ensino com as atividades paralisadas, as 19 creches da rede pública municipal estão funcionando normalmente, mantendo a assistência às quase mil crianças atendidas. Essas unidades têm calendário de atendimento diferenciado das demais, pois funcionam, por exemplo, durante o período de férias escolares, já que o objetivo da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), é garantir o acolhimento das crianças com idade entre zero e três anos e 11 meses, que não têm um local para ficar enquanto os pais trabalham.
Mais do que oferecer um local com estrutura adequada e profissionais capacitados, as creches da rede municipal têm a função de iniciar o processo de desenvolvimento cognitivo e intelectual dos pequeninos, não havendo cunho de atendimento assistencialista. As crianças recebem os cuidados necessários das 6 horas da manhã, quando começam a ser recebidas, até as 18h. "Quando trago minha filha pra cá, ela larga de minha mão e sai correndo pra dentro da creche porque ela adora isso aqui. Vou trabalhar tranquila porque sei que está sendo muito bem cuidada", relata Taís Nascimento, mãe de uma aluna.
Nas creches as crianças têm uma rotina bem definida e recebem uma alimentação balanceada, preparada por cozinheiras supervisionados por uma nutricionista. O cardápio é vasto, composto por alimentos como sopas, pães, frutas e sucos. Além disso, a Semed fornece todos os produtos utilizados no atendimento das necessidades básicas, a exemplo de sabonete, fraldas descartáveis, pomada para assadura, talco, colônia, shampoo e condicionador. Enquanto o investimento da Prefeitura de Aracaju numa criança que está no Ensino Fundamental não chega a R$ 2 mil por ano, o investimento em uma criança em idade de creche ultrapassa R$ 5 mil.
Das 12 horas que as crianças passam nessas unidades, quatro são dedicadas ao desenvolvimento cognitivo. Atividades como pintura, colagem, leitura de histórias infantis e exercícios corporais são conduzidas pelas 90 educadoras assistentes capacitadas para estimular as competências dos pequeninos.

Santa Maria
Somente a creche da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, acolhe 51 crianças. Berçários, lavanderia, brinquedoteca, refeitório e salas de aula compõem a estrutura. "Ao contrário do que muitos pensam, aqui não é um espaço para criança passar o tempo enquanto os pais trabalham. Mais do que isso, elas recebem educação de qualidade e são capacitadas para entrar na pré-escola", afirma o coordenador geral da Emef, Cleverton de Almeida Alves.
Para solidificar o aprendizado infantil, um cronograma de metas e atividades é montado para cada turma, que é separada de acordo com a faixa etária. Na primeira etapa, crianças com idade entre zero e um ano absorvem noções de cores, formas geométricas e aprendem a controlar as necessidades fisiológicas. Os que têm idade entre um e dois anos iniciam o processo de identificação de letras, números e figuras, além de exercitar a coordenação motora.
Na terceira e última etapas, que englobam os pequenos com idades entre dois e três anos, são desenvolvidas as noções de vogais e consoantes, além do aprimoramento da coordenação motora fina. "O resultado é positivo, pois os alunos saem preparados para absorver o conhecimento das próximas etapas sem dificuldade", explica Cleverton de Almeida.

Fonte: PMA

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: