Covid-19: pacientes recuperados devem continuar mantendo os cuidados
Pacientes recuperados da covid-19 devem continuar mantendo os cuidados necessários, isso porque mesmo estando sem sintomas, pois podem ser carreadores através das mãos, superfícies e objetos contaminados. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), infectologista Marco Aurélio Góes, mesmo o paciente se sentindo recuperado, e liberado do isolamento, ele deve manter as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.
“Além disso, ainda não podemos afirmar que a infecção garante uma imunidade duradoura, pois temos visto pessoas que voltam apresentar sintomas após uma recuperação inicial, sendo consideradas em alguns casos como reativação da infecção prévia e, também, algumas suspeitas também de reinfecção. Apesar de não ser comum, tem sido descrito em vários locais do país. Desta forma, é preciso que todas as medidas de prevenção continuem sendo adotadas”, explica o infectologista.
Ainda segundo Marco Aurélio, as pessoas recuperadas podem levar o vírus nas mãos, na roupa, elas podem estar contaminadas sem ser pela garganta, sem ser na tosse. “Com isso, elas podem contaminar ambientes e outras pessoas que ainda não foram contaminadas do seu domicílio, trabalho. Essas condições que podem favorecer uma transmissão mesmo a pessoa não sendo mais portadora da doença ou portador do vírus”, reforça.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Confira os destaques do ‘Sergipão 2026’ nesta segunda-feira (09)
Aulão realizado na Orla de Atalaia em homenagem ao mês da mulher
Prova reuniu competidores de diferentes níveis na natação, ciclismo e corrida
Palmeiras vence o Novorizontino e conquista o título do Campeonato Paulista
Comentarista Luan Calixto avalia o clássico decisivo entre Confiança x Sergipe
Mais acessadas
Criança de 4 anos morre após se afogar no Rio São Francisco entre Sergipe e Alagoas
Oxente Summit e OXT Negócios realizam, em parceria com o TikTok, encontro exclusivo em Aracaju
Eleições 2026: janela partidária começa nesta quinta (5); entenda
Acidentes nas rodovias estaduais deixam três mortos e três feridos no fim de semana em Sergipe
Estácio leva serviços gratuitos de saúde ao Sabadão de Verão Metropolitana na Orla de Atalaia
Mais notícias
-
2 horas, 45 minutos Criança de 4 anos morre após se afogar no Rio São Francisco entre Sergipe e Alagoas
-
3 horas, 9 minutos Estácio leva serviços gratuitos de saúde ao Sabadão de Verão Metropolitana na Orla de Atalaia
-
3 horas, 25 minutos Greve de professores da rede estadual tem início em Sergipe nesta segunda-feira (9)