Covid-19: cuidados que pessoas com AIDS devem adotar
A Aids é uma doença crônica que leva a queda da imunidade. No contexto de pandemia do coronavírus a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta que os idosos vivendo com HIV/Aids devem redobrar os cuidados de prevenção listado pelo Ministério da Saúde (MS) como a higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel; evitar o toque das mãos no nariz, boca e olhos e principalmente, evitar aglomerações.
De acordo com o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, como os idosos estão entre o grupo de risco do novo coronavírus, a atenção deve ser redobrada, principalmente se tratando de pessoa vivendo com HIV ou AIDS, considerando a queda do sistema imunológico. Ele ainda destaca a importância dos pacientes seguirem o tratamento corretamente.
“As pessoas soropositivas que estão em tratamento com boa adesão, estão mais protegidos das complicações da Covid-19. As pessoas que estão sem tratamento, correm mais riscos das complicações da Covid-19.Outro aspecto, é a nossa preocupação com os idosos soropositivos”, destaca.
Para evitar aglomerações e garantir a continuidade do tratamento das pessoas soropositivas, o Ministério da Saúde recomenda aos municípios que a dispensação da terapia antirretroviral (ARV) seja ampliada, sempre que possível, para até três meses, a fim de reduzir a circulação de pessoas nos serviços de saúde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país