Saúde

Covid-19: casos confirmados aumentam em Sergipe e SES emite orientação

No total, até o momento, 343.766 pessoas testaram positivo para a doença e 6.444 morreram no estado devido à doença

Por redação Portal A8SE 22/11/2022 19h03
Covid-19: casos confirmados aumentam em Sergipe e SES emite orientação
ASCOM/SES

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou novas recomendações para prevenção à covid-19 após o registro do aumento de casos em Sergipe. No total, até o momento, 343.766 pessoas testaram positivo para a doença e 6.444 morreram no estado devido à doença.

O número de amostras coletadas de RT-PCR processada no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) passou de 4,2% (semana epidemiológica 45) para 55,1% (semana epidemiológica 46) de positividade.

“Considerando que a subvariante BQ.1 foi detectada recentemente e já circula em diversos estados no Brasil e, apesar de não haver evidências de que possa causar uma doença mais severa, ele pode apresentar maior transmissibilidade”, aponta a SES.

O primeiro ponto abordado no documento é relacionado a imunização. A secretaria pede que quem tem dose pendente, vá a uma Unidade de Saúde para receber a vacina. Em seguida, a recomendação é sobre uso de máscara, que deve ser utilizada em locais com aglomeração, como o transporte público, e com pouca ventilação.

“Bem posicionadas sobre o nariz e a boca, voltam a ser fortemente recomendadas para a população, com uma atenção especial às populações mais vulneráveis para a gravidade da covid-19, como gestantes, idosos, pessoas com comorbidades e imunodeprimidos”, pontuou.

Outro ponto abordado é em relação a lavagem das mãos com água e sabão ou higienização com álcool a 70% de forma frequente, e em caso de sintomas gripais, buscar o serviço de testagem. (Documento completo)