Corpo de estudante é encontrado na praia Sarney

30/09/2015 19h33
Corpo de estudante é encontrado na praia Sarney
A8SE

 

Corpo do estudante, Gilvan dos Santos. (Sérgio Ferreira)

Após dois dias de buscas e desespero chega ao fim o drama da família de Gilvan Santos, 18 anos. Ele estava desaparecido desde quarta-feira (24). A vítima estava tomava banho em companhia de amigos e parentes quando mergulhou e não mais retornou. O fato ocorreu na orla da Atalaia enfrente ao Grupamento Marítimo. O corpo foi achado a cerca de seis quilômetros do local do afogamento.

 

Segundo familiares, o estudante sabia nadar. " A auto confiança acaba terminando em morte", alerta o comandante do Grupamento Marítimo, Capitão Hector ao ressaltar que o banhista, por saber nadar, avança mar adentro e acaba se afogando.

Afogamento

A formação de relevos de terrenos e a imprudência de alguns banhistas agravam o quadro de salvamentos no Estado. Somente este ano, o Grupamento Marítimo registrou 50 afogamentos com 27 corpos resgatados. Este mês já foram registrados três novos casos, sendo dois na Coroa do Meio e um na Atalaia. Um dos fatos que mais chamou a atenção foi a morte do surfista que ficou preso a rede de pesca.

A recomendação aos banhistas é de que a primeira coisa a ser feita quando chegar à praia é procurar um salva-vidas para que ele indique os melhores locais para o banho de mar. Outro cuidado é o de seguir as placas de sinalização, já que os bombeiros identificam e delimitam as praias mais perigosas do Estado.

Perfil

De acordo com as estatísticas do Gmar, a maioria dos afogamentos é registrada em crianças e adolescentes. O horário das ocorrências varia de acordo com o dia da semana. "De segunda a sexta-feira, o horário mais freqüente é em torno de meio-dia. Já nos fins de semana e feriados, o horário da tarde tem maior incidência de afogamentos", disse o Capitão Hector, lembrando que a maré alta e o tempo chuvoso com fortes ventos também são fatores que influenciam nos afogamentos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: