Corpo de Bombeiros alerta para fraude de taxa de incêndio

O Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe (CBMSE) foi procurado por quatro pessoas, pois teriam recebido e-mails referentes a uma taxa de cobrança contra incêndios em nome da Corporação. Um oficial do CBM prestou boletim de ocorrência nesta terça-feira (15), no cartório da Coordenadoria da Capital (Copcal) para que a Polícia Civil inicie uma investigação.
Segundo o capitão CBM Luiz Eduardo, o Corpo de Bombeiros foi procurado no setor de atividades técnicas da Instituição, pois algumas pessoas estavam recebendo e-mails com a informação de uma possível taxa de incêndio cobrada. “A Corporação não faz esse tipo de cobrança sobre taxa de incêndio e não enviamos boletos por e-mail e logo percebemos que se tratava de uma fraude”, explicou o capitão.
Em alguns casos, o Corpo de Bombeiros cobra taxas, como em fiscalização, vistoria, análises de projetos ou processos simplificados de regularização de estabelecimentos comerciais. Há também cobranças referentes à regularização de residências e residencial multifamiliar que são previamentes agendados pelo site dat.cbm.se.gov.br. ou nos quartéis do Corpo de Bombeiros.
“Solicitamos a uma das vítimas que entrou em contato com o Corpo de Bombeiros que nos enviasse o e-mail recebido e, quando recebemos, percebemos que se trata de uma fraude. Um boleto do Bradesco enviado pelo endereço do Outlook e não pelo email oficial da corporação. No texto, as informações eram falsas, contendo leis que são usadas apenas no estado de Minas Gerais.” completou o capitão Luiz Eduardo.
É importante ressaltar que o CBM só tem convênio com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e não envia faturas de cobranças por e-mail. Todos os boletos devem ser solicitados pelo site oficial, onde o próprio contribuinte gera o boleto de pagamento.
Até o momento, quatro vítimas entraram em contato e prestaram queixa oficialmente à Corporação. Aqueles que foram lesados ou receberam algum e-mail devem fazer um boletim de ocorrência levando os prints dos e-mails recebido para comprovar a fraude. As vítimas que receberem qualquer e-mail com cobrança indevida podem entrar em contato com as unidades do Corpo de Bombeiros da capital e do interior ou através do telefone 193.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Nesta quinta feira é celebrado o dia nacional de combate à discriminação racial

Governo do Estado apresentou os contemplados pelo programa Bolsa Atleta

Direto de Brasília 03/07/25

Sergipe se mantém com o menor custo da construção civil do Brasil

Governo do Estado e a FHS não podem substituir profissionais admitidos por contratos temporários
Mais acessadas
Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Júnior Torres deixa a presidência do Sergipe por motivos pessoais
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Jogador do Liverpool morre em acidente de carro na Espanha
Mais notícias
-
14 horas, 57 minutos Justiça proíbe substituição de contratados da Fundação Hospitala de Saúde de Sergipe
-
15 horas, 32 minutos Oito ônibus climatizados passam a circular em Nossa Senhora do Socorro
-
17 horas, 45 minutos Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025