Coronavírus: Sergipe investiga oito pacientes suspeitos com a variante Delta

Além da Delta, já foram confirmadas no Estado a detecção de 12 linhagens do coronavírus

Por Redação Portal A8SE e ASN 16/09/2021 17h00
Coronavírus: Sergipe investiga oito pacientes suspeitos com a variante Delta
SES

Após a confirmação do primeiro caso da variante Delta em Sergipe, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe continua com o trabalho para vigilância genômica de variantes do coronavírus. Segundo o Lacen, há a investigação de mais oito pessoas infectadas pela cepa.

Novas amostras coletadas foram enviadas a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em agosto e início de setembro. “Ao todo foram enviadas 58 amostras de casos suspeitos para o Rio de Janeiro, sede da Fiocruz. No laboratório de Virologia foi feito o sequenciamento de 33 amostras, e aguardamos o resultado do estudo genômico de outras 25 amostras, destes, oito pacientes estão com suspeita da variante Delta”, explicou o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

Esse envio de amostras para sequenciamento genômico cumpre critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) como ter alta carga viral, paciente de casos inusitados que tiveram contato com caso suspeito ou viajaram para estados ou países com circulação comunitária da variante Delta.

Vigilância laboratorial

O laboratório de Biologia Molecular do Lacen recebe uma média diária de 500 amostras por dia para teste RT-PCR. Deste total de amostras menos de 5% apresentam resultado positivo.  Além da Delta, já foram confirmadas no Estado a detecção de 12 linhagens do coronavírus, as mesmas do restante do Brasil: P.1; P.2; B.1 e B.1.1.33, sendo encontradas duas variantes de interesse em circulação, a Gamma (brasileira) e a Alfa (britânica), sendo predominante a Gamma.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp