Coronavírus: Sergipe investiga oito pacientes suspeitos com a variante Delta
Além da Delta, já foram confirmadas no Estado a detecção de 12 linhagens do coronavírus

Após a confirmação do primeiro caso da variante Delta em Sergipe, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe continua com o trabalho para vigilância genômica de variantes do coronavírus. Segundo o Lacen, há a investigação de mais oito pessoas infectadas pela cepa.
Novas amostras coletadas foram enviadas a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em agosto e início de setembro. “Ao todo foram enviadas 58 amostras de casos suspeitos para o Rio de Janeiro, sede da Fiocruz. No laboratório de Virologia foi feito o sequenciamento de 33 amostras, e aguardamos o resultado do estudo genômico de outras 25 amostras, destes, oito pacientes estão com suspeita da variante Delta”, explicou o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.
Esse envio de amostras para sequenciamento genômico cumpre critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) como ter alta carga viral, paciente de casos inusitados que tiveram contato com caso suspeito ou viajaram para estados ou países com circulação comunitária da variante Delta.
Vigilância laboratorial
O laboratório de Biologia Molecular do Lacen recebe uma média diária de 500 amostras por dia para teste RT-PCR. Deste total de amostras menos de 5% apresentam resultado positivo. Além da Delta, já foram confirmadas no Estado a detecção de 12 linhagens do coronavírus, as mesmas do restante do Brasil: P.1; P.2; B.1 e B.1.1.33, sendo encontradas duas variantes de interesse em circulação, a Gamma (brasileira) e a Alfa (britânica), sendo predominante a Gamma.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Obra da Casa da Mulher Brasileira recebe visita de ministros do Governo Federal

CTB estabelece 3 tipos de infrações para quem é flagrado usando o celular

Barragens de Sergipe estão controladas apesar do grande volume de chuva dos últimas semanas

Novas regras de segurança para chaves pix já estão valendo

Casos de esporotricose trazem preocupação
Mais acessadas
Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição “Cultura Viva por entre os mundos”
Prática de Rinha de Galos é interrompida na Barra dos Coqueiros
Nadadora sergipana conquista quatro medalhas em Nordestão escolar
Fim de semana nas Rodovias Estaduais de Sergipe tem uma morte e dois feridos em acidentes
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
Mais notícias
-
12 horas, 19 minutos Jovem de 24 anos morre por meningite em Sergipe; SES confirma terceiro óbito em 2025
-
13 horas, 3 minutos Corpo de piloto vítima de acidente aéreo em Sergipe é liberado pelo IML
-
14 horas, 24 minutos Emancipação Política: Confira horário de funcionamento dos serviços no feriado de 8 de julho em Sergipe