Construção da ponte Joel Silveira entra na fase final

30/09/2015 19h13
Construção da ponte Joel Silveira entra na fase final
A8SE

A obra de construção da Ponte Jornalista Joel Silveira entrou na reta final. Até o momento, já foram implantadas todas as 168 estacas de sustentação, os 15 blocos de apoio e os pilares, que ligam as bases até o tabuleiro central, estrutura mista de concreto e aço pavimentada para a passagem de automóveis e pedestres.

Término da obra (Foto:ASN)

Com a infraestrutura e a mesoestrutura concluídas, agora os 600 funcionários do Consórcio Contern-Tardelli, empresa responsável pela execução dos serviços, estão trabalhando em turnos os sete dias da semana, inclusive no período noturno, para entregar a edificação no prazo estabelecido contratualmente com o Governo do Estado, que é o dia 31 de outubro.

"Estamos acompanhando de perto o cronograma de execução da obra e fazendo todos os esforços para entregar a ponte no final do ano. Além de os funcionários do consórcio trabalharem em turno extra, aos finais de semana e feriados, também promovemos reuniões semanais com os diretores da Contern e da Tardelli para que tudo dê certo", afirma o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Bezerra.

Na última sexta-feira, 29 de maio, o secretário esteve em São Paulo, onde tratou de vários assuntos técnicos com a diretoria do consórcio. No dia anterior, ele foi até a cidade mineira de Ipatinga para visitar a usina metalúrgica Usimec, que está confeccionando as vigas metálicas da ponte. Os primeiros suportes começam a chegar a Sergipe a partir do dia 15 deste mês.

A Ponte Jornalista Joel Silveira ligará a região do Mosqueiro, em Aracaju, à praia da Caueira, em Itaporanga D`Ajuda, distante 29 km da capital. O empreendimento terá 1.080 metros de extensão e 14,2 metros de largura. O investimento na obra é de R$ 51.180.300,00, sendo R$ 30 milhões do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e o restante em contrapartida do Governo do Estado.

Ao viabilizar a integração da Grande Aracaju com as praias do litoral sul do estado e com os municípios localizados na região, a construção sobre o rio Vaza-Barris irá ampliar o potencial turístico e promover o desenvolvimento de Sergipe, pois serão criadas condições para a atração de investimentos na área de hotelaria e turismo. Os visitantes baianos, que são os que mais geram emprego e renda no estado, também encontrarão mais facilidade para chegar até a capital sergipana.

por Carlos Lordelo (ASN)

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: