Festividade

Conservatório de Música celebra 75 anos de criação

O espaço é a primeira escola de música de Sergipe.

Por ASN 23/11/2020 17h37
Conservatório de Música celebra 75 anos de criação
Agência de Notícias Sergipe

O Conservatório de Música de Sergipe (CMSE) está celebrando 75 anos de existência. Primeira escola de música do Estado, o conservatório tem sido, ao longo de sete décadas, um espaço de revelação de grandes talentos musicais.

De acordo com o diretor do CMSE, Heitor Mendonça, estar à frente desta unidade de ensino é motivo de muito orgulho. Ele conta que não foi aluno da instituição, mas que seu pai, o maestro Moskito, foi professor. “Eu frequentei muito o Conservatório de Sergipe, aprendi muito nos corredores, com os professores, enquanto meu pai ministrava as aulas. Então, para mim é um motivo de muita honra, neste momento em que se comemoram 75 anos, a gente fazer um trabalho que está sendo reconhecido pela sociedade sergipana”, disse ele, destacando que a escola tem despertado um interesse cada vez maior das pessoas. Somente no último processo seletivo, foram mais de 2.500 inscritos.

O diretor lembra, ainda, alguns dos diversos músicos de destaque na cena musical sergipana que foram alunos do Conservatório, como Mingo Santana, Neu Fontes, Antônio Rogério, Chiko Queiroga, além de outros que, atualmente, trabalham como professores da instituição. Uma das novidades mais recentes são os cursos de Música Popular.

A instituição de ensino é elogiada por músicos que nela iniciaram a sua vocação. É o caso do cantor e compositor Mingo Santana, que define o Conservatório de Música como “o primeiro porto seguro da música didática sergipana”. Ele estudou violão no período de 1980 a 1983 e cantou no coral, na posição de barítono. Como curiosidade, ele conta que, naquela época, o renomado violonista Baden Powell fez uma apresentação no Teatro Villas Lobos, que fica dentro do Conservatório. “Em um determinado momento, a caixa de som deixou de funcionar, e no final do show, Baden disse que graças a essa falha, descobriu que o Villa Lobos é o teatro com a melhor acústica do Brasil”, disse.

Para conferir a programação clique aqui.