Confira como evitar contaminações e garantir a segurança alimentar na praia

A Vigilância Sanitária alerta para os riscos e dá dicas para o consumo seguro de petiscos de verão

Por Redação Portal A8SE e Agência Sergipe 09/01/2025 18h29
Confira como evitar contaminações e garantir a segurança alimentar na praia
Foto: Arthuro Paganini

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitos procuram petiscos típicos de praia, como água de coco, queijo coalho assado e amendoim. No entanto, a Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta para a importância de cuidados ao consumir esses alimentos, a fim de prevenir contaminações.

Medidas simples, como a higienização das mãos antes de manipular os alimentos e após usar o banheiro, são essenciais para garantir a segurança alimentar.

Especial atenção deve ser dada aos alimentos perecíveis, como frutos do mar, carnes e laticínios. O armazenamento adequado é fundamental, sendo recomendado o uso de caixas térmicas com gelo para garantir a conservação.

Além disso, a gerente de alimentos da Vigilância Sanitária, Laila Garcia, destaca o risco dos frutos do mar mal cozidos ou crus, que são os mais suscetíveis à contaminação, e aconselha a evitá-los na praia.

Ela também alerta para os cuidados com o consumo de gelo, recomendando evitar o gelo de origem desconhecida, especialmente quando a bebida não é preparada na presença do consumidor. O gelo deve ser adquirido em sacos transparentes, lacrados e com rotulagem, garantindo que seja seguro para consumo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp