Sergipe

Começa censo educacional em Poço Redondo

30/09/2015 19h35
Começa censo educacional em Poço Redondo
A8SE

Equipes da Secretaria de estado da Educação e do Ministério Público já estão em campo realizando o Censo Educacional no município de Poço Redondo. As atividades têm como objetivo levantar dados referentes a número de alunos analfabetos a partir dos 15 anos, crianças e adolescentes fora da sala de aula, alunos com necessidades educacionais especiais e pessoas que não têm certidão de nascimento.
De acordo com a técnica do Censo Educacional do Ministério Público/SEED, Maysa Vasconcelos de Carvalho, o censo será realizado de casa em casa e vai cobrir toda a região, passando por assentamentos, agrovilas e povoados. Participarão da pesquisa 590 recenseadores, que serão os próprios alunos das escolas municipais e estaduais de Poço Redondo.
Após o levantamento de dados, que será feito dentro de um mês, virá a fase do Pós-Censo, quando os problemas diagnosticados serão resolvidos. "Após levantarmos os dados, as ações são imediatas", disse Maysa Carvalho, explicando que a Secretaria de Justiça irá fazer o registro civil daqueles que não possuem certidão de nascimento, e que os alunos analfabetos e fora de sala de aula serão imediatamente matriculados e encaixados nos programas da Secretaria de Estado da Educação.
As pesquisas do Censo Escolar vão partir de cinco escolas-sede: Colégio Municipal Nossa Senhora da Conceição (Poço Redondo); Escola Estadual Professora Josefa Marques (povoado Sítios Novos); Colégio Estadual Professora Noêmia de Souza (povoado Santa Rosa do Ermírio); Colégio Municipal Zumbi dos Palmares (povoado Alto Bonito) e Escola Estadual Durval Rodrigues Rosa (povoado Bom Sucesso). As entrevistas serão coordenadas por 75 agentes de saúde do município, que estão trabalhando em parceria com a SEED.
De acordo com a coordenadora Executiva do Censo Educacional do Ministério Público/SEED, Selma Siqueira, o censo possibilita aos gestores municipais, estaduais e federais uma maior visibilidade dos problemas educacionais. "Com o diagnóstico, eles poderão conhecer suas demandas e necessidades, como construção, ampliação e reforma de escolas, além da oferta de transporte escolar. O censo busca o educacional e retrata o social", afirmou.

Tags: