Chuvas (Foto:Divulgação)
Chuva a qualquer hora do dia. É essa a previsão do tempo para o período conhecido como "Estação Chuvosa", que iniciou neste mês de abril e vai até o mês de agosto. De acordo com as informações das Plataformas de Coleta de Dados (PCD), investimento de mais de 100 mil dólares do Governo do Estado na área de Meteorologia, as chuvas desta estação estão previstas e quantificadas com maior intensidade em direção à região do semi-árido sergipano. Os dados foram enviados via satélite para o Centro de Meteorologia da Semarh (Cemese).
De acordo com o coordenador do Centro de Meteorologia da Semarh, Overland Amaral, as chuvas que estão saindo do recôncavo baiano e se dirigindo ao Estado de Sergipe se apresentaram com um índice elevado. A proporção é tal que a quantidade de chuvas normalmente esperadas para um mês inteiro poderá se manifestar, de acordo com a previsão, em algumas horas do dia.
"Esse é um exemplo da ocorrência de precipitação que aconteceu ontem, 2, no município de Riachão do Dantas. Lá choveu 109 mm, e isso em apenas alguma horas", explica Overland, enfatizando que ao longo do mês haverá chuvas, na maioria dos municípios, com grande intensidade de precipitação.
Overland explica ainda que com a instabilidade e convectividade das chuvas poderá ocorrer trovoadas,ventos fortes, descargas elétricas (relâmpagos) e até chuva de granizo. "Esses elementos são impactantes, típicas destas chuvas".
A atual situação oceânica e atmosférica somada à maioria dos resultados de modelos de previsão climática indica que a chuva sobre o Setor Leste Nordeste do Brasil e conseqüentemente no estado de Sergipe ocorrerá com valores acima ou em torno da média histórica, com uma distribuição de probabilidades de 40% acima, 35% normal e 25% abaixo.
De acordo ainda com dados do Cemese, tem chovido acima da média esperada. Nesse período deverá chover no Litoral sergipano em torno ou acima de 900 mm. Os dados para a região Agreste e para a região do Semi-Árido é de 700 mm e 450 mm, respectivamente.
Vendaval em Tobias Barreto
Na tarde e noite desta quinta-feira(02), municípios do centro-sul, sul e oeste do Estado foram registradas chuvas fortes, inclusive com ocorrência de raios, trovões e rajadas de ventos, inclusive com possibilidade de queda de granizo. Ontem à tarde, a cidade de Tobias Barreto, no centro-sul sergipano, distante 127 quilômetros de Aracaju, foi atingida por um forte vendaval, que anunciava as chuvas que estavam por vir. As chuvas também chegaram aos municípios de Lagarto, Itabaiana Pedrinhas e Riachão do Dantas, onde várias ruas ficaram alagadas.
Com informações da ASN
Últimas notícias + notícias

Conheça o atleta que desbancou Cristiano Ronaldo e Messi na lista de esportista mais bem pago

Verdfrut amplia rede com segunda unidade em Aracaju

Homem morre afogado após cair na piscina de clube em Aracaju

Rebaixado, Santos paga salários gigantes a vários atletas

Bolsa Família inicia pagamento antecipado nesta segunda; veja quem recebe
