Com greve dos caminhoneiros, captação de leite em Sergipe está ameaçada
Com a greve dos caminhoneiros que ocasionou no bloqueio de alguns trechos da BR 101, a captação de leite em Sergipe está ameaçada. De acordo com a Associação dos Produtores de Leite do Estado de Sergipe (Aproleite), a produção leiteira corre o risco de ter sérios prejuízos, pois muitos terão que fazer o descarte. A partir de sábado, se continuar a manifestação, a captação só será ao redor das indústrias - Nossa Senhora da Glória e Aquidabã.
“Até o presente momento, não tive relato de que houve algum problema de captar leite. Mas, já estamos na iminência. Provavelmente, amanhã não vai ter mais a captação. Ou seja, muitos desses produtores vão ter que fazer o descarte”, comentou Lafayette Sobral Junior, presidente da Aproleite.
Segundo o presidente da Aproleite, a informação é que já existem regiões do país, como em Minas Gerais e até a Bahia, que estão descartando o leite estragados em virtude da greve. “Isso já acarreta um impacto social e ambiental muito grande. Um alimento nobre e que, pelo que tudo indica, não vai ser colocado na cadeia de consumo e sim descartado na natureza”, pontuou.
Lafayette Sobral acrescentou ainda que o produtor de leite que tiver como utilizar a matéria prima será uma opção para não descartar. “Com os bloqueios de hoje em Sergipe, acredito que tudo será ameaçado. Fica um círculo mesmo”, disse.
Em Sergipe, a produção de leite ocorre praticamente em todas as regiões. Contudo, a produção maior é na bacia leiteira do sertão. “Hoje, todo Estado produz leite, região centro sul, agreste e até o litoral”, concluiu.
Nota de alerta
A associação também emitiu uma nota afirmando entender e estar solidário com as manifestações dos caminhoneiros. “Combustíveis com preços elevados e com alta carga tributária comprometem a sobrevivência dos caminhoneiros e de suas famílias, além de impactar todas as cadeias produtivas. A exemplo dos caminhoneiros que vivem do frete, muitas famílias dependem do leite para sobreviver, e, em não havendo coleta do produto, muitos deles não terão como honrar as despesas com a atividade e com as suas famílias. Desta forma, solicitamos aos líderes do movimento, que permitam a passagem dos caminhões térmicos que transportam leite, pois o mesmo é altamente perecível”, registrou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 29/10/25 - Posse de Boulos e saída Márcio Macêdo
Deputados entregam a medalha Dom José Vicente Távora em sessão especial na Alese
Câmara de Vereadores concede o título de cidadão aracajuano ao curador de artes, Mário Brito
Senac lança conexão profissional para facilitar entrada de jovens no mercado de trabalho
Prefeita de Aracaju visita nova feira livre no centro da capital
Mais acessadas
Operação deixa 119 mortos no Rio de Janeiro, afirma Governo
Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas
Depama resgata três cães em situação de maus-tratos em Aracaju
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria
Mais notícias
-
7 horas, 28 minutos Aulão gratuito preparatório para o Enem acontece neste domingo (2)
-
7 horas, 44 minutos Mais de 900 vagas estão disponíveis na plataforma GO Sergipe
-
10 horas, 20 minutos Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas