Colheita de milho deve ultrapassar os 300 mil quilos
Em 2008, o Governo disponibilizou para o plantio sementes selecionadas adquiridas na Embrapa e abriu linhas de crédito, para que os cooperados pudessem preparar o solo e o plantio.
Colheita de milho (Luiz Carlos Moreira)
Os agricultores vinculados à Cooperativa de Fomento Rural e Comercialização do Perímetro Irrigado de Califórnia (Coofrucal) estão otimistas com os bons resultados da colheita do milho, cuja estimativa é ultrapassar os 300 mil quilos. O incremento e diversificação da produção, antes voltada ao cultivo do quiabo e sem comercialização lucrativa, foram possíveis graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
Em 2008, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Governo disponibilizou para o plantio sementes selecionadas adquiridas na Embrapa e abriu linhas de crédito, através do Banese, para que os cooperados pudessem preparar o solo e o plantio. A diversificação da cadeia produtiva estimulada pelo Governo tem contribuído para mudar a vida dos agricultores do Alto Sertão sergipano.
Agricultores apostam em boa safra (.)
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, em 2006 toda as sementes repassadas aos agricultores eram adquiridas em outros Estados, com evasão de recursos e sem geração de emprego em Sergipe. A partir de 2007, quando a nova administração estadual começou a implantar sua nova política agrícola, com mais investimentos em tecnologia, foram colhidos em Canindé 52 mil quilos.
"Estamos numa progressão excelente, com um forte diferencial: o agricultor que plantava milho para uma colheita comum, de grãos, passou a plantar sementes selecionadas para colher sementes do mesmo nível. Essa mudança se traduz no preço de comercialização, pois enquanto os grãos a preço de mercado hoje atingem R$ 21 dólares a saca. Já a mesma quantidade de sementes remunera o produtor em R$ 108", explicou.
O secretário afirmou ainda que, no perímetro irrigado de Canindé, as mudanças se ampliam porque o quiabo teve, ao longo de 2008, um preço mais estável e remunerador, além de menor participação na renda do agricultor. Além das sementes de milho, o Governo consegui implantar com mercado assegurado sementes de goiaba em articulação com a agroindústria de Alagoas, e a abóbora, produzida na entre safra de Sergipe e demais Estados do Nordeste, com destino à Ceasa de Pernambuco.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Testemunhas de acusação são ouvidas durante terceira audiência sobre a morte do advogado José Lael
Moradores reclamam de diversos problemas no residencial Poxim em São Cristóvão
Homem condenado por homicídio praticado em Alagoas é preso em Aracaju
Homem investigado por feminicídio em Minas Gerais é preso em Nossa Senhora do Socorro
Câmara aprova projeto que pode dificultar aborto legal em crianças vítimas de estupro
Mais acessadas
O Agente Secreto: filme brasileiro com muito borogodó e potência internacional
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Mais notícias
-
1 hora, 20 minutos Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
3 horas, 8 minutos Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
4 horas, 16 minutos Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado