Colheita de milho deve ultrapassar os 300 mil quilos
Em 2008, o Governo disponibilizou para o plantio sementes selecionadas adquiridas na Embrapa e abriu linhas de crédito, para que os cooperados pudessem preparar o solo e o plantio.

Colheita de milho (Luiz Carlos Moreira)
Os agricultores vinculados à Cooperativa de Fomento Rural e Comercialização do Perímetro Irrigado de Califórnia (Coofrucal) estão otimistas com os bons resultados da colheita do milho, cuja estimativa é ultrapassar os 300 mil quilos. O incremento e diversificação da produção, antes voltada ao cultivo do quiabo e sem comercialização lucrativa, foram possíveis graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
Em 2008, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Governo disponibilizou para o plantio sementes selecionadas adquiridas na Embrapa e abriu linhas de crédito, através do Banese, para que os cooperados pudessem preparar o solo e o plantio. A diversificação da cadeia produtiva estimulada pelo Governo tem contribuído para mudar a vida dos agricultores do Alto Sertão sergipano.
Agricultores apostam em boa safra (.)
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, em 2006 toda as sementes repassadas aos agricultores eram adquiridas em outros Estados, com evasão de recursos e sem geração de emprego em Sergipe. A partir de 2007, quando a nova administração estadual começou a implantar sua nova política agrícola, com mais investimentos em tecnologia, foram colhidos em Canindé 52 mil quilos.
"Estamos numa progressão excelente, com um forte diferencial: o agricultor que plantava milho para uma colheita comum, de grãos, passou a plantar sementes selecionadas para colher sementes do mesmo nível. Essa mudança se traduz no preço de comercialização, pois enquanto os grãos a preço de mercado hoje atingem R$ 21 dólares a saca. Já a mesma quantidade de sementes remunera o produtor em R$ 108", explicou.
O secretário afirmou ainda que, no perímetro irrigado de Canindé, as mudanças se ampliam porque o quiabo teve, ao longo de 2008, um preço mais estável e remunerador, além de menor participação na renda do agricultor. Além das sementes de milho, o Governo consegui implantar com mercado assegurado sementes de goiaba em articulação com a agroindústria de Alagoas, e a abóbora, produzida na entre safra de Sergipe e demais Estados do Nordeste, com destino à Ceasa de Pernambuco.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Direto de Brasília 12/05/25

OAB Sergipe está celebrando 90 anos de fundação em nosso estado

Hoje, 12 de maio, é o dia nacional de conscientização e enfrentamento da fibromialgia

TV Atalaia é homenageada com a medalha da ordem do mérito parlamentar pela relevância dos serviços
Mais acessadas
Museu da Gente Sergipana inicia 23ª Semana Nacional de Museus com programação gratuita
Dino Fonseca estreia em Aracaju com turnê nostálgica nesta quinta-feira (15)
Três pacientes fogem da ala psiquiátrica do Hospital Regional de Estância
Fundat divulga novas vagas de emprego nesta quarta-feira (7)
Golpes se intensificam no Dia das Mães e Polícia Civil alerta para riscos
Mais notícias
-
12 horas, 19 minutos Vídeo: Jacaré é resgatado de piscina em condomínio na Zona de Expansão de Aracaju
-
14 horas, 55 minutos Justiça suspende concurso da PMSE após denúncia de irregularidade
-
17 horas, 59 minutos TV Atalaia recebe Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar na Assembleia Legislativa de Sergipe