Educação

Coletânea de livros homenageia os 150 anos do Teatro Atheneu

As obras serão lançadas na próxima segunda-feira (19)

Por Ascom/ Seduc 16/10/2020 14h47 - Atualizado 16/10/2020 às 14h47
page.image.title

Abrindo a semana celebrativa dos 150 anos do Atheneu Sergipense será lançada na próxima segunda-feira, 19, a coletânea “Uma Casa de Educação Literária”, composta por 10 obras escritas por estudiosos e pesquisadores. O lançamento ocorrerá às 16h, por meio do Google Meet, podendo ser acessado através do link: http://meet.google.com/nya-gaap-rrr

A coletânea foi editada pela Editora Mercado das Letras e organizada pelos professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Eva Maria Siqueira Alves, João Paulo Gama Oliveira e Rosemeire Marcedo Costa.

Esse lançamento tem como objetivo analisar a história do sesquicentenário do Centro de Excelência Atheneu Sergipense a partir de diferentes perspectivas. As obras foram financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os 10 livros que compõem a coletânea e seus respetivos autores são: Das cadeiras isoladas ao Atheneu Sergipense (Fábio Alves dos Santos), Com a palavra, os alunos (Simone Paixão Rodrigues), De curso de comércio Atheneu Sergipense a Escola Técnica de Comércio (Simone Silva da Fonseca), Os concursos para professores do Atheneu Sergipense: 1938 – 1947 (Suely Cristina Silva Souza), Nas trilhas dos jovens anos escolares (João Paulo Gama Oliveira), Planos de Estudos do Atheneu Sergipense: 1870 – 1931(Eva Maria Siqueira Alves), Sob a lente do discurso (Ana Maria Barbosa dos Santos Santana), O reluzir da ordem e da disciplina (Rosemeire Marcedo Costa), Formação do conceito de fato histórico na cultura ocidental (José Silvério Leite Fontes), e Brício Cardoso (Christianne Gally).