Sergipe produz uma média de 700 mil toneladas de laranja por ano, com 15,5 toneladas por hectare. A área total cultivada com citros no Estado chega a 54.961 hectares, com 45 mil hectares em produção atualmente. Parte dessa produção, cerca de 46% é destinada ao mercado de frutos in natura ou fruto para mesa. Os outros 54% é absorvida pela indústria.
Com o objetivo de aumentar essa produção e a produtividade do fruto, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) implantou na Estação Experimental Antonio Martins, em Lagarto, um banco de produção de sementes de espécies para produção de porta-enxerto, com plantio de 1,5 mil plantas de 11 espécies.
A proposta é que até 2011, a Emdagro coloque à disposição dos viveiristas de citros sementes certificadas em quantidade suficiente para atender a todo o Estado. Trata-se de um trabalho que requer cuidados especiais por introduzir renovação genética na citricultura, justamente para a consecução de melhores índices de produção e produtividade, disse o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana.
Ele explica que em 2007 e 2008 foram adquiridas 1,3 milhão de mudas, repassadas a 1.227 citricultores. Para 2009, está programada a aquisição de 500 mil mudas. A região centro-sul do Estado concentra a maior produção de laranja. A região é composta pelos de Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Itabaianinha, Indiaroba, Salgado, Tomar de Geru, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Lagarto, Riachão do Dantas, Itaporanga d`Ajuda e Estância.
Últimas notícias + notícias

Angra vem a Aracaju em abril e apresenta os maiores sucessos dos 30 anos de carreira

Projeto Praia Viva incentiva boas práticas ambientais em Aracaju

Sergipana Marina Farias conquista título de melhor educadora financeira do Brasil

Marcele Machado garante samba e axé em nova apresentação

Manifestantes liberam via após fim de atos na zona Oeste de Aracaju
