Citricultura ganha novo fôlego com banco de sementes

30/09/2015 18h59
Citricultura ganha novo fôlego com banco de sementes
A8SE

Sergipe produz uma média de 700 mil toneladas de laranja por ano, com 15,5 toneladas por hectare. A área total cultivada com citros no Estado chega a 54.961 hectares, com 45 mil hectares em produção atualmente. Parte dessa produção, cerca de 46% é destinada ao  mercado de frutos in natura ou fruto para mesa. Os outros 54% é absorvida pela indústria.

 Com o objetivo de aumentar essa produção e a produtividade do fruto, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) implantou na Estação Experimental Antonio Martins, em Lagarto, um banco de produção de sementes de espécies para produção de porta-enxerto, com plantio de 1,5 mil plantas de 11 espécies.

A proposta é que até 2011, a Emdagro coloque à disposição dos viveiristas de citros sementes certificadas em quantidade suficiente para atender a todo o Estado. Trata-se de um trabalho que requer cuidados especiais por introduzir renovação genética na citricultura, justamente para  a consecução de melhores índices de produção e produtividade, disse o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana.

Ele explica que em 2007 e 2008 foram adquiridas 1,3 milhão de mudas, repassadas a 1.227 citricultores. Para 2009, está programada a aquisição de 500 mil mudas. A região centro-sul do Estado concentra a maior  produção de laranja. A região é composta pelos de  Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Itabaianinha, Indiaroba, Salgado, Tomar de Geru, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Lagarto, Riachão do Dantas, Itaporanga d`Ajuda e Estância.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: