Cirurgias eletivas são suspensas no Hospital Santa Isabel

Outra medida implantada na instituição foi a redução dos estagiários para evitar a circulação de pessoas dentro do hospital

Por Hospital Santa Isabel 15/03/2021 11h41
Cirurgias eletivas são suspensas no Hospital Santa Isabel

Em nota divulgada na manhã dessa segunda-feira, 15, o Hospital e Maternidade Santa Isabel informou a suspensão das cirurgias eletivas para conter o avanço da covid em ambiente hospitalar. A decisão surge devido ao atual cenário que Sergipe está passando, com o aumento gradativo do número de casos de infecção e reinfecção do novo Coronavírus.

As mudanças começaram a ter validade na última sexta-feira, 12, um dia após a publicação de um novo decreto do Governo de Sergipe com novas medidas restritivas mais rígidas. Com esse mesmo foco e baseados no decreto, que a médica infectologista e presidente do comitê de crise de enfrentamento da Covid-19 do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Mariela Cometki Assis, aconselhou que houvesse restrições até o dia 21 de março, quando o comitê se reunirá com a direção para avaliar a possibilidade da flexibilização.

“Observando o cenário atual da Covid-19, com o aumento do número de casos, hospitais particulares colapsados com pronto atendimento fechado e o aumento da procura por insumos, optamos pela suspensão das cirurgias eletivas dentro do hospital. Essa decisão não se deu apenas por causa do número de casos da Covid-19, mas sim porque houve um aumento na procura de insumos no mercado e, como o hospital está se preparando para evitar o colapso, decidimos suspender essas cirurgias para deixar os insumos que temos disponíveis centralizados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e para a maternidade. Manteremos as portas da maternidade e da pediatria abertas, sem nenhum comprometimento no atendimento desses pacientes. Já as visitas e as cirurgias eletivas serão suspensas até dia 21 de março, quando o comitê e a direção avaliará a flexibilização dessas cirurgias, mediante o cenário que estivermos enfrentando no nosso Estado”, explica a infectologista.

Segundo a assessoria, o hospital está preparado para eventuais problemas relacionados à Covid-19. Atualmente adquiriu uma nova usina de produção de oxigênio, com tecnologia americana e fabricação brasileira, que somará sua capacidade com a atual. Possuir leitos de isolamento e a compra de novos ventiladores, mostra que a instituição se preocupa com seus pacientes, por isso, está se preparando antecipadamente. Caso os pacientes que derem entrada no hospital, desenvolvam sintomas durante o internamento. Esses, receberão todo atendimento necessário.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp