Cinema com celular: EGBÉ realiza oficina gratuita para alunos em Nossa Senhora do Socorro

São 30 vagas gratuitas exclusivas para os alunos da instituição Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral

Por Portal A8SE, com informações da Ascom EGBÉ 12/08/2025 13h08
Cinema com celular: EGBÉ realiza oficina gratuita para alunos em Nossa Senhora do Socorro
Foto: Pritty Reis

Entre os dias 25 e 29 de agosto, o Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, receberá a Oficina de Filmes Mobile, promovida pela EGBÉ — Mostra de Cinema Negro.

Com 30 vagas gratuitas exclusivas para os alunos da instituição, a formação ministrada por Fernanda Almeida e Luan Allen reforça a continuidade do compromisso educativo que a Mostra propõe a cada edição. As inscrições estarão abertas de 14 a 21 de agosto, com resultado divulgado no dia 22.

A oferta do curso em Socorro também busca descentralizar a formação audiovisual da capital sergipana. “Ter uma oficina em um colégio periférico traz oportunidades para os alunos serem narradores de suas histórias, utilizando o cinema como perspectiva”, ressalta Fernanda Almeida.

Elaborada em módulos formativos, a capacitação abordará elementos do audiovisual, como roteiro, direção-geral, direção de fotografia, direção de arte, produção, som e edição. Por meio de atividades práticas, os participantes irão adquirir ferramentas para a criação de um curta-metragem. Ao final, os filmes produzidos serão exibidos em uma mostra competitiva, entre os dias 06 e 10 de setembro, com premiação para o primeiro colocado.

A atividade é uma realização dos produtores da EGBÉ, Cineclube Candeeiro e Rolimã Filmes, com apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP/SE) e recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Tarcísio Duarte, voltado ao fomento de projetos culturais em Sergipe.

Facilitadores

Fernanda Almeida é socorrense, graduada em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe, e dirigiu produções como o documentário Jardim, além de ter sido produtora dos filmes O corpo é meu, O muro é o meio, Carretéis, entre outros. Também já ministrou oficinas em outras edições da EGBÉ, no Projeto Senac Pleno e na FUNDAT.

Luan Allen é diretor audiovisual, VJ e produtor cultural de Aracaju (SE), nascido e criado no bairro Santa Maria. Com forte influência da cultura periférica, atua na criação de videoclipes, registros documentais e projetos artísticos, em geral. É fundador da PXCO.Audiovisual e integra o coletivo Santa Cena, que fomenta e dá protagonismo a artistas da periferia.

Fonte: Ascom EGBÉ

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp