Chesf reduz vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó

Em caso de necessidade, alterações de vazão são comunicadas através de mensagem SMS

Por redação Portal A8SE 15/08/2022 17h35
Chesf reduz vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou hoje (15) que vai reduzir a vazão média diária da Usina Hidrelétrica de Xingó, a partir desta terça-feira (16).

De acordo com a Chesf, a medida média vai ser de 1.800 m³/s. Ainda segundo a Companhia, “essas novas vazões atendem a necessidade do Sistema Interligado Nacional – SIN, em função da otimização energética envolvendo as diversas regiões do país.

No entanto, a Chesf esclarece que a média pode mudar, pois a operação é avaliada permanentemente, levando em consideração tanto à necessidade de controle de níveis dos reservatórios, quanto do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões.

“É fundamental ainda, chamar a atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao Sistema Interligado Nacional - SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó têm capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m³/s e 3.000 m³/s, respectivamente”, disse.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp