Chamamento público oferece 104 vagas para táxis adaptados em Aracaju; saiba mais
As inscrições começam na próxima segunda-feira (12)
Foi divulgado nesta quarta-feira (7), o edital do chamamento público que prevê a outorga de 104 permissões para a exploração do serviço de transporte individual de passageiros por táxi no município. As inscrições começam na próxima segunda-feira (12).
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), o chamamento tem como objetivo ampliar e qualificar o serviço de táxi na capital, com atenção especial à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (PCD), conforme determina a legislação federal e municipal vigente.
No ato da inscrição, os interessados deverão apresentar a documentação exigida no edital, observando os critérios estabelecidos para participação.
Vagas
Ao todo, serão ofertadas 104 permissões, dessas, 10% serão destinadas exclusivamente a veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência física (cadeirantes).
Do restante das vagas, 10% (9 permissões) serão destinadas a candidatos Portadores de Deficiência (PCD), e as 85 vagas restantes serão para candidatos que apresentem veículos adaptados para o atendimento e transporte de pessoas com outras deficiências.
Requisitos
Para participar do chamamento público, os interessados deverão atender a alguns requisitos legais, como ter idade mínima de 21 anos, residência em Aracaju, posse de Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B” ou superior, com a observação de “Exerce Atividade Remunerada (EAR)”, além da inexistência de condenação criminal transitada em julgado nos últimos cinco anos para crimes específicos.
Também é exigida inscrição como contribuinte individual no INSS, comprovação de posse ou propriedade de veículo com até 10 anos de fabricação, conforme os padrões da SMTT, e a apresentação de cursos obrigatórios, como relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, conhecimento das principais vias do município e atendimento humanizado à pessoa com deficiência.
Para os casos de prioridade destinados a pessoas com deficiência, será necessária ainda a apresentação de laudo médico e certificação de adaptação veicular.
As inscrições serão realizadas no período de 12 de janeiro a 12 de fevereiro, das 7h às 16h, podendo ser realizadas presencialmente, na sede da SMTT, ou de forma online, por meio da plataforma Aju Inteligente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Ato público realizado na praça General Valadão reúne representantes de diversas entidades
Custo da cesta básica de Aracaju continua sendo a menor nas capitais das regiões norte e nordeste
Justiça de Sergipe suspende efeitos de leis municipais que atingem a carreira do magistério
Confira giro final de informações 08/01/26