Torre confirma demissão de 1.300 garis em Aracaju devido ao fim de contrato com a Emsurb
Anúncio foi feito pela direção da empresa ao sindicato na última sexta-feira (17)
Nesta segunda-feira (20), a empresa Torre confirmou a demissão de 1.300 garis responsáveis pela coleta de lixo de Aracaju. A medida ocorrerá porque, no próximo dia 19 de fevereiro, a empresa encerrará o contrato com a Empresa Municipal de Serviços Públicos (Emsurb).
"Cumprindo a legislação brasileira e a orientação do Tema 638 do Supremo Tribunal Federal, que regulamenta demissões coletivas, comunicamos no dia 17 de janeiro de 2025 ao Sindicato de Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe acerca das rescisões contratuais. Como é nosso dever, temos que notificar os trabalhadores com antecedência de 30 dias em razão do término do contrato"disse a Torre.
A empresa também informou que, devido a dívidas, não teria condições de arcar com os custos das verbas rescisórias e dos salários. O advogado do sindicato, Dr. Márcio Dória, declarou que, caso a situação se concretize, o sindicato tomará as medidas legais necessárias para proteger os direitos dos trabalhadores.
Por sua vez, a Emsurb afirmou que a decisão unilateral da Torre, motivada, segundo a prestadora de serviços, pela falta de pagamento de um acordo ajustado com a Emsurb, não reflete as tratativas de negociação realizadas diretamente com a direção da Torre. Nessas negociações, foi estabelecido um cronograma com datas quinzenais para a quitação da dívida deixada pela gestão municipal anterior.
A Emsurb ressaltou, ainda, que não há atraso nos repasses à terceirizada, uma vez que a primeira parcela do acordo vence hoje, ao final do dia. A empresa municipal segue acompanhando os desdobramentos da situação, com o objetivo de evitar qualquer prejuízo à população aracajuana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp