Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp 190) é inaugurado em Aracaju

30/09/2015 19h07
Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp 190) é inaugurado em Aracaju
A8SE

Aracaju conta agora com o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp190). A unidade concentrará as chamadas de emergência do público para a polícia e bombeiros e encaminhará o atendimento com equipes especializadas. O Centro foi inaugurado nesta quinta-feira(02), com as presenças do ministro da Justiça, Tarso Genro, do Governador Marcelo Deda, prefeito Edvaldo Nogueira e outras autoridades políticas.
O prédio onde foi instalado o novo serviço está situado à avenida São Paulo, bairro José Conrado de Araújo. Lá funciona a nova central de atendimento da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros para os 75 municípios de Sergipe. Basta a pessoa ligar para o número 190 e pedir auxílio. Atendentes capacitados recebem a chamada, repassam aos coordenadores das instituições e, em segundos, a equipe mais próxima do local da ocorrência é acionada para atender o cidadão.
O Ciosp também abriga um serviço de monitoramento por câmeras de vários pontos de Aracaju, com equipamentos modernos e profissionais treinados. A ideia é ampliar a vigilância em áreas estratégicas da capital. Ao visitar a sala de controle, Edvaldo Nogueira, Marcelo Déda e Tarso Genro observaram a movimentação do público em áreas como a praça Fausto Cardoso, revitalizada pela Prefeitura de Aracaju. Através do vídeo policiais podem registrar crimes e acionar viaturas próximas do local.
Durante a solenidade, também foram entregues armamentos não-letais às secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Justiça e Cidadania (Sejuc). As pistolas especiais disparam impulsos elétricos que paralisam e derrubam a pessoa atingida. Assim policiais e agentes prisionais podem imobilizar os infratores e prendê-los sem a necessidade de confronto com arma de fogo.

Com informações da AAN

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: