Centenas de fiéis lotam a praça Santo Antônio

Fé e devoção marcaram a primeira noite da trezena de Santo Antônio. Devotos de todas as idades lotaram a igreja na noite de ontem (1º) para reverenciar, através de orações e cânticos, o santo mais popular da igreja católica. A manifestação religiosa que será encerrada dia 13 recebeu na primeira noite centenass de fiéis devotos de Santo Antônio. Na praça, comerciantes vendiam imagens do santo casamenteiro, fitas religiosas e nas barracas decoradas, milho, comidas típicas e licores não faltavam.
Fiéis lotam a praça (Foto:Elizabete Cerqueira)
Para acomodar os fiéis, foram colocadas cadeiras ao redor da praça. No palco enfrente a igreja, muitas flores, castiçais e a imagem do anfitrião da festa, compuseram o cenário da Trezena. O momento da benção foi o mais emocionante da festa. Nessa ocasião uma multidão de fiéis se aproximaram na frente do palco para receber a água benta."Os fiéis acreditam que Santo Antônio é também o protetor dos pobres, o auxílio na busca de objetos ou pessoas perdidas, o amigo nas causas do coração", disse o frei Adelino, acrescentando que para alcançar objetivos, os devotos rezam o responso: "Recupera-se o perdido, rompe-se a dura prisão e no auge do furacão cede o mar embravecido". Esse é um dos trechos da oração que também é cantada.
A dona de casa, Maria Lindinalva Santos, 52 anos, é devota de Santo Antônio desde menina. Ela conta que sua avó rezava a trezena porque o santo havia feito o milagre de encontrar seu tio que se perdeu quando criança, nas ruas de Salvador. "Isso aqui não é só um resgate religioso, mas também cultural", diz ela, lembrando que muitas famílias costumavam rezar a trezena do santo casamenteiro no passado.
"Nunca vi uma trezena tão bonita", comenta a aposentada Zilda Melo, com o olhar fixo no altar. Zilda diz acreditar que foi Santo Antônio que fez com que o caminho de sua filha se cruzasse com o do marido. "Todo ano estou aqui para agradecer pela felicidade da minha filha", completou
Santo Antônio nasceu em Lisboa, em agosto de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Aos 15 anos, entrou para um convento agostiniano. Em 1220, trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana aos 25 anos de idade. Estudou e deu aulas de teologia na Europa e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália. .Considerado como um dos santos mais populares do Brasil, ele é também conhecido como o santo casamenteiro pois, em vida, ajudou muitas mulheres solteiras da cidade de Pádua a encontrar pretendentes
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

O cardeal americano, Robert Prevost é o sucessor do papa Francisco, ele adotou o nome de Leão XIV

Ministério do trabalho está regulamentando o trabalho em feriados e domingos no comércio

Prefeitura de Aracaju anuncia abertura da licitação para obras no Largo da Aparecida
