Casos de abuso sexual aumentam em 10,93%

30/09/2015 19h03
Casos de abuso sexual aumentam em 10,93%
A8SE

O Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, realizado pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, registrou um aumento de 10,93% no número de casos acolhidos em 2008. Os dados apontam 355 atendimentos feitos no ano passado contra 320 em 2007. A incidência foi maior em jovens menores de 18 anos, totalizando 309 casos. Desses, a maioria das vítimas de abuso sexual é do sexo feminino.

De acordo com a coordenadora do serviço, Patrícia Chaves, o aumento do registro de casos pode estar relacionado ao fato de que população está mais consciente sobre a importância da denúncia. "Porém, ainda é comum vermos jovens que são abusados e não denunciam por medo de se expor e porque são chantageados pelo agressor, que na maioria das vezes é alguém próximo à vítima - um parente ou conhecido", ressaltou a médica.

Segundo ela, muitas dessas vítimas se sentem culpadas e ameaçadas, o que causa um trauma emocional e psicológico que pode ser irreversível e atrapalhar a vida em sociedade. A médica enfatiza a importância da denúncia e a procura pelo serviço, que funciona 24 horas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. "Aqui a vítima recebe acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de enfermagem", comentou Patrícia.

"Desde que foi implantado, o serviço alcançou vitórias como o aumento do número de vítimas que procuram o atendimento especializado. Ainda assim, continuamos preocupados com o tempo entre a agressão e o momento em que a vítima chega a ser atendida, pois existe um tempo limite para medidas de profilaxia contra a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis", frisou a coordenadora.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: