Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia está disponível em Sergipe
Serviço garante acesso a vários direitos e benefícios para o portador da condição crônica

O link oficial para solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (Cipfibro) foi disponibilizado nesta sexta-feira (10) em Sergipe. Esta é a primeira vez que o serviço está disponível no estado.
A solicitação pode ser feita através do site oficial do governo criado com esta finalidade. Além dos dados pessoais, é necessário anexar RG, laudo médico atualizado, CPF e uma foto 3x4 atualizada.
O documento, que tem validade de cinco anos, foi proposto pela Lei Estadual nº 9.261, de 18 de agosto de 2023 e tem como principal objetivo facilitar o acesso a direitos e benefícios específicos para pessoas que sofrem de fibromialgia. Essa condição crônica causa dor muscular generalizada, fadiga, alterações no sono e dificuldade de concentração.
A pessoa com fibromialgia tem direito a prioridade no atendimento nos serviços públicos e privados; Atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros diretos das Pessoas com Deficiência (PcD).
Quando pronto, o documento de identificação, emitido em papel moeda, pode ser retirado na Secretaria de Estado da Saúde, localizada em Aracaju, no bairro Ponto Novo, Avenida Augusto Franco, 3150.
Dia Mundial da Fibromialgia
O Dia Mundial da Fibromialgia é celebrado em 12 de maio, referenciando a data de nascimento da enfermeira britânica Florence Nightingale, considerada a primeira pessoa com fibromialgia do mundo.
Ela é conhecida como fundadora da enfermagem moderna pelas contribuições significativas para a reforma dos cuidados de saúde e padrões de higiene, que até hoje são seguidos mundialmente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Sergipe passa a sediar uma das etapas do circuito brasileiro de vôlei de praia

Museu da Gente Sergipana realiza atividades em celebração ao dia internacional dos museus

OAB Sergipe acompanha ações do Governo Federal para o ressarcimento do dinheiro do golpe do INSS
