Cancelamento de compras pela gestão anterior compromete abastecimento das Unidades de Saúde de Aracaju

A SMS já adota medidas para restabelecer os estoques, mas alerta para a possível falta temporária de medicamentos e produtos essenciais

Por Redação do Portal A8SE 21/01/2025 18h59
Cancelamento de compras pela gestão anterior compromete abastecimento das Unidades de Saúde de Aracaju
SES

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou que a gestão anterior da Prefeitura de Aracaju, no último dia de 2024, cancelou 26 empenhos relacionados à compra de medicamentos e outros produtos essenciais, o que comprometeu o abastecimento das 45 Unidades de Saúde da Família da capital.

Segundo a SMS, o ato, realizado no final do governo de Edvaldo Nogueira, já reflete diretamente nos estoques da Secretaria, conforme relatório do Almoxarifado Central. O levantamento revela que itens como fraldas e medicamentos de uso controlado estão com os estoques críticos ou até zerados.

Entre os produtos cujas compras foram canceladas estão medicamentos como Prolopa 200/50 mg, Ibuprofeno 600 mg, Hidroclorotiazida 25 mg e Azitromicina suspensão oral, além de itens como fraldas infantis e luvas cirúrgicas. Outros produtos essenciais, como máscara N95 e medicamentos para o controle de doenças como a dengue e infecções, também foram afetados.

A nova gestão da SMS informou que já tomou as providências necessárias para adquirir os produtos cancelados. No entanto, a Secretaria alerta que, de forma temporária, pode haver a indisponibilidade de alguns itens essenciais enquanto o processo de reabastecimento é regularizado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp