Campanha de Vacinação contra a Influenza é antecipada para sábado, 21
Em reunião de trabalho realizada nesta quinta-feira (19) profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) definiram a logística da Campanha de Vacinação contra a Influenza na capital sergipana, antecipada pela Prefeitura de Aracaju para o próximo sábado (21). Nesta primeira fase, o público prioritário são idosos e profissionais da área da Saúde. A antecipação é mais uma das medidas adotadas pela gestão municipal para o enfrentamento do novo coronavírus (covid-19).
“Eles se tornaram público alvo por causa do novo coronavírus. Os indivíduos com 60 anos ou mais foram priorizados, por que estudos mostram que [eles] estariam mais sucetíveis às complicações do novo coronavírus. Já os trabalhadores de saúde também serão imunizados, pelo maior risco de entrarem em contato com ambos os vírus e por poderem transmiti-los a pessoas que já estão fragilizadas em ambientes de Saúde”, justifica a coordenadora do Programa de Imunizações e de Doenças Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões.
As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, no horário a partir das 7h30 às 16h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação, e o profissional da saúde, também um comprovante de que faz parte desde grupo prioritário.
Importância
Para o gerente da UBS Manoel de Souza, Vanderson de Almeida, a iniciativa da SMS de reunir os profissionais das Unidades é muito importante. “A vacinação é a única efetiva forma de proteção, e este encontro é o momento de definir as estratégias de cobertura vacinais”. Já para a gerente da UBS Roberto Paixão, Suiane de Oliveira, a reunião serviu para que cada um despertasse para as suas responsabilidades e compromisso de manter as coberturas.
Próximas datas
O Município de Aracaju atende à nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde (MS) ao priorizar esse público. A partir do dia 16 de abril, o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas previstas pelo MS.
“As pessoas com as comorbidades e condições clínicas prevista pelo Ministério da Saúde, para receber a vacina contra a influenza, é necessário o comprovante das referidas situações. Portanto, orienta-se que busquem relatórios que comprovem que são deste grupo prioritário, para que ao iniciar as outras fases da campanha, minimizem os prováveis transtornos”, destaca.
O Dia D de mobilização nacional acontecerá em 9 de maio, um sábado, destinado à imunização de toda a população do país. A partir do dia 11 de maio, a campanha tem como público-alvo de vacinação crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Hemose realiza “Sabadão Solidário” neste sábado para reforçar estoque de sangue
Mais notícias
-
1 dia, 10 horas Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
1 dia, 11 horas Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
1 dia, 12 horas Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado