Britto compara 3o mandato a `golpe de Estado`

30/09/2015 19h11
Britto compara 3o mandato a `golpe de Estado`
A8SE


O presidente da nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, revelou-se contrário à Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do deputado federal Jackson Barreto (PMDB), que sugere um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Britto considera que por melhor que seja o governante, não se pode partir do pressuposto que ele é único. "O sucessor pode ser melhor que ele. As democracias não podem sobreviver apenas com nomes, e sim com idéias e propostas", destacou Britto, em entrevista ao Portal Terra.
Ele chega a comparar uma terceira gestão seguida do petista a um "golpe de Estado", ainda que exista a possibilidade de se conseguir atingir um terceiro mandato legalmente. "O terceiro mandato não está previsto na Constituição Federal e acredito que não está previsto de forma correta. A alternância de poder é um dos pilares da democracia".
Para o jurista sergipano, a hipótese de se prorrogar mandatos não é compatível com o princípio democrático. "O presidente Lula não iria afrontar sua biografia", disse Cezar Britto, ressaltando que mesmo com a aprovação de uma PEC, "a democracia pressupõe a alternância de poder".
No seu entendimento, já houve um erro grave quando se aprovou a reeleição. "Quem pode três mandatos pode quatro, pode cinco, pode seis. Perde-se o controle e se torna uma perpetuação (no poder)", afirmou Cezar.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: