Bonecos de Judas já estão à venda em Aracaju

Tradição de queimar Judas continua forte entre os sergipanos, aa venda dos bonecos de pano ainda não alcançou a expectativa. A perspectiva é que a procura aumente a partir dessa sexta-feira.

30/09/2015 19h08
Bonecos de Judas já estão à venda em Aracaju
A8SE

Sábado de Aleluia é dia de queimar o Judas. Uma tradição de muito tempo, que aqui em Sergipe ainda é mantida. Os bonecos de pano confeccionados com esta finalidade já estão à venda na rodovia Melício Machado, no Povoado Cameleiro, no Mosqueiro. Todos os anos, os bonecos são enfileiirados às margens da pista, atraiando a atenção de quem circula pela área.
Todos os anos, a dona de casa Roseli Santos, aproveita a época para ganhar um dinheiro extra. "Fabricando os bonecos, mantenho a tradição e garanto uma renda extra para a família", disse Roseli, que fabrica os bonecos de tecido há mais de 10 anos.
Sábado de Aleluia é dia de julgar, condenar e queimar o velho Judas Iscariodes, o homem que traiu Jesus Cristo e se enforcou em seguida. Este ano, os bonecos mais famosos representaram o presidente do EUA Barack Obama; presidente Lula; celebridades, jogadores de futebol e personagens nordestinos. Cada boneco custa entre R$ 10 e R$ 50, a depender do tamanho.
"Os mais procurados são os maiores. O ano passado o que mais saiu foi o de Pipita", disse a produtora de bonecos de tecido, Roseli Santos.
A venda dos bonecos, segundo Roseli, ainda está fraca. Mas, até sábado ela pretende acabar com todo o estoque. "Antigamente a queima de Judas era um dos acontecimentos mais aguardados da Semana Santa, hoje em dia a tradição se perdeu um pouco", disse a vendedora. Ela contou que as pessoas preferem os bonecos caracterizados de políticos. "Geralmente encomendam políticos e jogadores de futebol. É um prazer que as pessoas tem de queimar os traidores do povo", falou.
O professor de cultura afro-brasileira Lúcio Mendes, 42 anos, disse que a malhação do Judas é um momento de descontração para a família. "Compro e levo para o interior. É muito divertido. Esse ano encomendei o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil para queimar, é o meu protesto pelo péssimo desempenho que ele teve quando este no Ministério", disse.
Tradição
A queima do Judas é feita no Sábado de Aleluia, marcando a traição do apóstolo contra Jesus. Antes da queima, é feita leitura do testamento, para repartir a fortuna do "apóstolo". Na manifestação popular, é comum também o boneco ser seqüestrado, escondido e só aparecer na hora da malhação.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: