Sergipe

Blocos mostram que carnaval e alegria são para todos

Blocos que vão desfilar pelas ruas de São Cristóvão levam além de diversão, exemplos de vida

30/09/2015 19h54
Blocos mostram que carnaval e alegria são para todos
A8SE

 

Animação entre usuários dos CAPS (Foto: Atalaia Agora)

O carnaval é uma festa bastante democrática, a prova disso está em alguns blocos que vão desfilar pelas ruas de São Cristóvão durante o carnaval. Alguns deles são os blocos ‘Maluco Beleza` e ‘Loucos pela Vida`, que reúnem pessoas com transtornos mentais, levando para as ruas não só alegria, mas comprovando que a folia é mesmo para todos.

Os adereços foram produzidos pelos foliões do bloco (Foto: Atalaia Agora)

 

Ao som de muito frevo e fantasiados com adereços produzidos por eles, os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), abrem o desfile de blocos. Para Edjane Mendes, coordenadora de saúde mental do município, o momento é de alegria e confraternização. "Além dos meninos, familiares e funcionários também participam do bloco, que reúne quase 150 pessoas", explicou.

Outro exemplo de democracia no carnaval é o tradicional bloco ‘União`. Mostrando que a ‘folia de Momo` não tem idade, cerca de 30 idosos fazem questão de manter a tradição do bloco e saem nas ruas desfilando com roupas coloridas e dando um exemplo de muita disposição.

A foliã, Aparecida de Oliveira, 62 anos, há oito participa do bloco e afirma que vai brincar até o final da festa. "O carnaval está só começando, para cada dia tenho uma fantasia, ainda vou brincar muito ao som do frevo", revelou a aposentada.

 

Integrantes do bloco união são exemplos de alegria no carnaval (Foto: Atalaia Agora)

Seu Jorge dos Santos, 75 anos, é o responsável pelo bloco ‘União` e garante a continuidade do grupo. "Meu avô fundou o bloco e eu faço questão de manter viva a brincadeira, é muito importante passar essa cultura para os jovens. Precisamos mostrar nossas raízes", afirmou Jorge.

 

 

Para o grupo carnaval também é tempo de mostrar o samba de coco, reisado e outras tradições (Foto: Atalaia Agora)

 

Tags: