Banco de Leite Humano precisa de doações
Não é apenas o baixo número de doadoras que preocupa, mas também o estoque de frascos de vidro utilizados na captação interna e externa e na pasteurização do material

O Banco de Leite Humano Marly Sarney está precisando de doações não apenas de leite materno, como também de frascos de vidro com tampa de plástico. O estoque dos vasilhames que são utilizados na captação, armazenamento e pasteurização do leite está zerado. O Banco de Leite disponibiliza o transporte para doações acima de dez frascos.
De acordo com a gerente do BLH, enfermeira Hélia Karla Agapito, o período das festas de fim de ano e férias provoca, em média, uma queda de 30% nas doações de leite materno e, por isso, existe a necessidade de sempre solicitar às mães que estão amamentando a doação do leite produzido em excesso.
Durante o ano de 2007, foram coletados mais de mil litros de leite humano e cadastradas 543 doadoras. De janeiro até novembro deste ano, o volume total de leite coletado foi um pouco acima, 621 litros. Já o número de doadoras ativas é de 489, até o momento.
Estoque de frascos
Não é apenas o baixo número de doadoras que está preocupando a gerente do Banco de Leite, mas também o estoque de frascos de vidro utilizados na captação interna e externa e na pasteurização do material. O vasilhame adequado e aprovado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite é o de vidro, com tampa de plástico, de qualquer tamanho.
Quem pode doar
Qualquer mulher pode doar leite. Basta querer amamentar e ter excesso de leite, além de não apresentar doenças infecto-contagiosas, não fazer uso de bebidas alcoólicas, cigarros e/ou medicamentos contra-indicados.
Para doar, a mulher deve tomar alguns cuidados, como fazer a coleta em frasco adequado e esterilizado, de preferência cedido pelo Banco de Leite, prender os cabelos, lavar as mãos antes de fazer a ordenha (manipulação do seio), colocar uma máscara no rosto ou não falar enquanto retira o leite e armazenar o leite coletado imediatamente no congelador da geladeira ou no freezer.
O Banco de Leite Marly Sarney funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, à rua Recife, s/n, bairro José Conrado de Araújo, anexo à Maternidade Hildete Falcão. Mais informações e orientações através dos telefones 3226-6335 ou 3226-6337.
Últimas notícias + notícias

Carro pega fogo na Praça Getúlio Vargas em São Cristóvão

Família confirma morte de jovem desaparecida em Estância

Feira multicultural de Artesanato Nações & Artes acontece em Aracaju

Saiba como fica o clima no primeiro fim de semana de junho em Aracaju

Adolescente é apreendido por suspeita de extorsão contra estudante de escola pública em Aracaju
